Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” atraca no porto de Natal e será aberto à visitação pública

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” – H 39 da Marinha do Brasil atracou no porto de Natal e estará aberto à visitação pública neste dia 13, no horário entre 14h e 16h30. A entrada é gratuita.

Equipado com 28 equipamentos científicos, o Navio de Pesquisa tem a capacidade de mapear dados da atmosfera, oceano, solo e subsolo marinhos, possibilitando um melhor conhecimento das riquezas de nossa “Amazônia Azul”.

O navio é o terceiro a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao capitão-de-fragata (post-mortem) Manuel Antônio Vital de Oliveira, morto na Guerra do Paraguai, em 2 de fevereiro de 1867, no bombardeio a Curupaiti, a bordo do Monitor Encouraçado Silvado, do qual era comandante.

A obtenção do “Vital de Oliveira” é decorrente de um Acordo de Cooperação firmado entre a Marinha do Brasil (MB); o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); a Petróleo Brasileiro (Petrobras); e a VALE S.A., assinado em 20 de setembro de 2012.

O Objeto do Acordo de Cooperação foi a ampliação da infraestrutura existente no País, por meio da aquisição de um navio, sua equipagem e equipamentos necessários para pesquisa científica, tendo emprego no monitoramento e caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas estratégicas, para a exploração de recursos naturais, com ênfase nos recursos minerais, óleo e gás, ampliando a presença brasileira no Atlântico Sul e Equatorial, não incluindo a região Antártica.