Nas estradas e vias do RN

Foi divulgado ontem balanço das ações do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) encaminhadas no período de janeiro a setembro deste ano. O relatório inclui dados de veículos fiscalizados e condutores autuados em todo o RN. De acordo com relatório, foram fiscalizados cerca de 160 mil veículos entre motos e carros, dos quais 6.108 foram removidos ao Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) por apresentarem irregularidades diversas. Ou seja, pelo menos 3,75 dos veículos foram parar no pátio do Detran. Alguns permanecem por lá. No decorrer deste período, 478 condutores foram conduzidos às delegacias de polícias para prestarem esclarecimentos, confeccionados 4.713 Boletins Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT) e recolhidas 1.232 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 251 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O CPRE confeccionou ainda 27.949 Autos de Infrações de Trânsito, realizou 959 testes de etilômetro, recuperou 71 veículos com registro de roubo/furto, recolheu 206 animais em via pública e registrou 20 detenções por porte ilegal de arma de fogo, 18 por posse de entorpecentes e cinco por desacato a autoridade, além de 125 Auto de Constatação. O número tende a crescer nos meses que ainda faltam para encerrar o ano.

Dúvida
E por falar em fim de ano, o de 2015 está se aproximando e com ele uma dúvida: 2016 terá inverno? Os estudos iniciais levam a um cenário preocupante. Deveremos ter mais um ano de seca. E como não estamos preparados para conviver com este fenômeno, a tendência é de um ano dramático para quem mora no Nordeste.

Tour da seca
Quem ainda não conviveu com os efeitos da falta d’água deveria fazer um tour por cidades como Luís Gomes, São Miguel e Pau dos Ferros. Destas, as duas primeiras, estão com o sistema de abastecimento em colapso total. A segunda convive com um rodízio de abastecimento a partir do uso de uma adutora que só garante abastecimento para 25% da população.

Pesquisa
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgou ontem o resultado da balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte. Dos 33 pontos analisados dois estão impróprios para banho.

Impróprios
Segundo o resumo do boletim nº 42/2015 do Programa Água Azul, a Foz do Rio Pirangi, no município de Nísia Floresta, e o Rio Pium (Balneário Pium), em Parnamirim, estão impróprias para banho. A análise é válida por sete dias.

Mobilização
Cansada de ver acidentes de trânsito ceifar vidas sem que nada seja feito, a sociedade de Baraúna arregaçou as mangas e realizará a partir de hoje uma ampla programação voltada para conscientizar a sociedade para a busca da prevenção de acidentes no trânsito.

Programação
As atividades serão iniciadas hoje na praça do mercado público e se estenderão até a próxima sexta-feira. A agenda terá como ponto alto uma simulação com equipe do Samu explicando o que se deve fazer em caso de acidente. Palestras serão realizadas a partir da segunda-feira.