ONG realiza cirurgias gratuitas em crianças com fissura labial e fenda palatina em Mossoró

A Organização Não Governamental (ONG) Operação Sorriso, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizará mutirão de atendimentos de crianças com Lábio Leporino e Fenda Palatina para cirurgia corretiva em Mossoró. Ao todo, são 40 vagas para o procedimento, que deve ser realizado entre os dias 05 e 09 de agosto.

As crianças que tiverem Lábio Leporino e Fenda Palatina devem ser levadas ao Centro Clínico Professor Vingt-Un Rosado, conhecido como PAM, no bairro Bom Jardim, no dia 04 de agosto, quando passarão por triagem e farão exames para saber se a cirurgia é indicada. Caso o procedimento seja aprovado, a data de realização da cirurgia será marcada.

Saiba mais

A fissura labial e a fenda palatina, conhecidas popularmente como lábio leporino e goela de lobo, são malformações congênitas que ocorrem durante o desenvolvimento do embrião. No entanto, ainda não se sabe o que causa esses problemas.

A fissura labial é uma abertura que começa na lateral do lábio superior, dividindo-o em duas partes, podendo afetar ainda a gengiva, o maxilar superior e até o nariz. Já a fenda palatina é uma abertura que pode atingir todo o céu da boca e a base do nariz.

Essas fissuras afetam os pacientes de diversas formas além da questão estética, podendo causar problemas de saúde como má nutrição, distúrbios respiratórios, complicações na fala e na audição, infecções crônicas, alterações na dentição, bem como problemas emocionais e de autoestima.

Cirurgias são realizadas em todo o Brasil pela ONG Operação Sorriso.
Cirurgias são realizadas em todo o Brasil pela ONG Operação Sorriso.