Município discute ampliação de microcrédito para mulheres que trabalham no campo

A secretária Executiva da Agricultura e de Recursos Hídricos de Mossoró, Katherine Bezerra, se reuniu com representantes do Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA) em Natal para discutir a implantação de programa de microcrédito voltado para as mulheres que trabalham no campo em Mossoró.

“Esperamos, com o planejamento de 2017, impulsionar o trabalho e alcançar a meta proposta para o Fomento Mulher, com cerca de 100 mulheres atendidas. Os esforços serão uma constante durante o primeiro semestre e nos permitirão que o microcrédito chegue mais rapidamente às beneficiárias”, destacou a secretária.

O próximo passo será a seleção através da Relação de Beneficiários (RB) fornecida pelo INCRA, além de entrevistas com as mulheres selecionadas para que estas explanem seu desejo sobre a aplicação do microcrédito (produção de doces, bolos, costura, por exemplo) e a partir de então o planejamento de cada projeto individual.

Parcerias

Ainda em Natal, o Município buscou junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH),  a inclusão do sistema hídrico de Mossoró no georreferenciamento nacional.

“Conversamos com o Secretário Mairton França sobre o termo de cooperação técnica. Se configura um dos primeiros passos para a integração de adutoras e poços dentro de um sistema de autogestão. Ainda pedimos o auxílio para manutenção dos dessalinizadores e poços”, destacou Katherine Bezerra.

A secretária afirmou também que foi solicitado junto a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA) o resgate das demarcações de algumas comunidades rurais conurbadas com outros município e também a geração dos títulos da terra onde atualmente, existem apenas a posse precária. A Secretária voltou da viagem satisfeita com os resultados.

“Novas reuniões devem acontecer nas próximas semanas. A viagem foi positiva e a expectativa é que o município consiga importantes parcerias junto ao estado, que venha sempre a beneficiar o homem do campo”, finalizou.