sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioDestaquesMPRN visa segurança jurídica no processo de escolha do Conselho Tutelar em...

MPRN visa segurança jurídica no processo de escolha do Conselho Tutelar em Mossoró, Serra do Mel e Governador Dix-Sept Rosado

 

MPRN visa segurança jurídica no processo de escolha do Conselho Tutelar em Mossoró, Serra do Mel e Governador Dix-Sept Rosado
Eleição de membros do CT ocorrerá em outubro, de forma unificada em todo o Brasil

Pela terceira vez, desde 2015, o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar (CT) ocorrerá de forma unificada em todo o território nacional. Com o objetivo de conferir o devido suporte e organização com mais segurança jurídica neste processo, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu recomendações para Mossoró, Serra do Mel e Governador Dix-Sept Rosado.

Para isso, o documento traz orientações voltadas para os prefeitos municipais e também aos respectivos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A eleição unificada, conforme estabelece o art. 139, §1º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é realizada no primeiro domingo de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.

A recomendação ainda versa sobre diversas responsabilidades do Município, como designar servidores municipais para acompanhar as providências necessárias para a realização de todo o processo de votação. E também especialista jurídico para, sem exclusividade, prestar assessoria ao CMDCA durante todo o processo, incluindo o apoio por meio da Assessoria de Comunicação para divulgar o certame nos municípios e suas etapas.

Para os presidentes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, o MPRN orienta que implementem uma Comissão Especial para organizar e conduzir o processo de escolha e elaborem um calendário de atividades. Esse cronograma deverá contemplar as diversas etapas, além de publicar edital de convocação para o Processo de Escolha (até 3 de abril), entre outros.

O processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar é estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com a fiscalização do Ministério Público.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes