Mostra Mossoró das Artes exibe obras de doze artistas da região

A XII Feira de Livro de Mossoró, que ocorre na Expocentro, de 17 a 21 de agosto, abriga a exposição Mossoró das Artes, um painel atual da produção  das artes visuais mossoroenses
Concebida em parceria com a Sociedade dos Amigos da Pinacoteca, a mostra exibe   mudanças, paisagens, personagens, objetos, hábitos e usos da sociedade como formas de educar o olhar.
São apresentadas asobras dos artistas visuais mossoroenses Antônio Francisco, Clarissa Torres, Eduardo Falcao, Laercio Eugenio, Luana Cavalcante, Marcelo Amarrelo, Maria Freire, Nelson Oliveira, Ryron Montielly, Rogério Dias, Vanessa D´Oliver e  Vicente Vitoriano.
Obras  dos pintores integraram o Salão de Dorian Gray de Artes, promovido pela Sociedade Amigos da Pinacoteca (SAP),  que estevce em cartaz  durante mais de dois meses na Pinacoteca do Estado, localizada em Natal.
Durante a Feira do Livro de Mossoró será lançado e comercializado o catálogo do Salão de Artes Dorian Gray que traz uma mostra dos artistas e trabalhos expostos na coletica
O Salão teve o apoio do Governo do Estado, através da Fundação José Augusto (FJA).
Nesta coletiva dos mossoroenses a máxima quantidade não é qualidade cai por terra e dá lugar a outra afirmação: diversidade é qualidade. A mistura de estilos, técnicas e visões artísticas confere à mostra um caráter ímpar, colocando no mesmo espaço traços inconfundíveis como o do artista Vicente Vitoriano e do pintor Nelson Oliveira.
 
A exposição estará aberta ao público durante o período da feira.
 
O Galo
A quarta edição do jornal O Galo, que será  lançada na feira, homenageia o perfil literário do artista Newton Navarro  com textos assinados pelos jornalistas Vicente Serejo e Paulo Augusto. 
Há ainda uma entrevista com o filósofo Pablo Capistrano, além de textos de autores  locais  como Osair Vasconcelos, Nina Rizzi, e João da Mata.
Durante a realização da feira, a Fundação José Augusto terá um estande destinado à comercialização de livros publicados pelo órgão  entre outras obras que destacam e divulgam a cultura potiguar.
 
Deífilo Gurgel
Um dos pontos altos da Feira do Livro de Mossoró será o Seminário Deífilo Gurgel: Cidadão de Mossoró, promovido pela Fundação José Augusto, instituição na qual o folclorista trabalhou durante doze anos realizando pesquisa e valorizando as principais manifestações populares do rio Grande do Norte.
As palestras proferidas durante o seminário serão transformada em livro-fortuna crítica.
O debate abordará no dia 18 às 16h haverá a mesa redonda com o tema A Família com a participação da viúva Zoraide e do filho Alexandre Gurgel (A Família),  da produtora  Katarina Gurgel (neta), do escritor, Tarcísio Gurgel (Meu Irmão, o Intelectual e do escritor e artista visual Iaperi Araújo (O Amigo).
Alexandre Gurgel é escritor, chef de cozinha e figura ativa na cena cultural natalense; O professor e escritor Tarcísio Gurgel é um dos grandes estudiosos da literatura potiguar; Iaperi Araújo é médico, artista e pesquisador do folclore potiguar.
No dia 19 a partir das 16h haverá mesa redonda Deífilo e sua Obra com o professor da UFPE, Carlos Newton Junior (O Folclore na Obra de Deífilo Gurgel), a professora da UFRN. Graça Cavalcante (“João Redondo e a Pesquisa de Deífilo”), o poeta Cid Augusto Rosado (A Poesia de Deífilo) e o pesquisador Dix-Sept Rosado Sobrinho (Deífilo na Coleção Mossoroense.