Mostra de Profissões da UFRN mobiliza mais de 25 mil pessoas

Estudantes secundaristas de escolas públicas e privadas da capital e interior do estado participaram em auditórios, salas de aula e anfiteatros na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), de palestras sobre os cursos de graduação oferecidos pela Instituição.

Mais de 25 mil jovens, de olhos e ouvidos atentos ao que era mostrado e dito pelos docentes e graduandos dos cursos. Afinal, estes estudantes buscavam decidir o futuro e para orientá-los nessa tarefa, uma equipe de mil pessoas trabalhou na 8ª Mostra de Profissões da UFRN.

Ao custo de R$ 30 mil, o segundo maior evento da Universidade para o público externo deixou um resultado satisfatório, segundo avaliação de Maria das Vitórias Vieira e Erika Gusmão de Andrade, pró-reitora e adjunta, respectivamente, de Graduação (Prograd), e Elizama Rodrigues da Cunha, coordenadora da Mostra.

“É gratificante o trabalho, pois testemunhamos o brilho no olhar desses jovens que vêm se informar para depois escolherem o que querem fazer na vida profissional. Positivo do ponto de vista social e de ganho de tempo para a pessoa, para a Instituição e para o financiamento público. Primeiro porque desmistifica o imaginário sobre essa ou aquela profissão e assim evita que muitos dos futuros alunos se arrependam da escolha. Depois, porque reduz o índice de trancamento ou até mesmo desistência de curso. Com essa Mostra de Profissões ganhamos todos: A sociedade e a Universidade”, argumenta.

Ao narrar sua história de estudante que trabalhou durante o dia e estudava à noite, para fazer uma graduação na Instituição, a reitora Ângela Maria Paiva Cruz lembrou que pais de alunos declaram em encontros casuais, o quanto as palestras ajudaram aos filhos na escolha da profissão. “Depois da satisfação em recebê-los na futura casa de vocês, é o melhor retorno que podemos ter de um evento desse porte. Educação ainda é o melhor caminho a se percorrer e incentivo que a família pode dar”, salientou a reitora.