AEDES AEGIPTY – Mossoró tem índice de infestação cinco vezes maior do que tolerância do Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde explica que a escolha de iniciar os trabalhos pelos cinco bairros – Planalto, Aeroporto, Sumaré, Belo Horizonte, Dom Jaime – se deve ao alto índice de infestação de larvas e mosquitos nessas localidades.

É que esses bairros apresentam um Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 10%, ou seja, dez vezes maior do que o tolerado pelo Ministério da Saúde. A média da cidade é de um IIP de 5.7%, número considerado elevado (o aconselhado pelo Ministério da Saúde é que seja de 1%) e que mostra a ineficácia do trabalho de prevenção realizado em Mossoró.

Outra informação importante é que outros bairros poderão ser incluídos nas atividades do carro fumacê, caso apresentem elevado número de notificações.

Para isso, a Secretaria de Saúde tem orientado todas as unidades de saúde, tanto públicas quanto privadas, a intensificarem as notificações de casos de Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus, a partir da próxima segunda-feira, 28, e enviarem à Gerência Executiva de Vigilância à Saúde.