Mossoró recebe 11ª edição do Fórum das Comissões de Qualidade de Vida do RN
A capital do Oeste do Rio Grande do Norte sediou, na manhã desta quinta-feira (26), a décima primeira edição do Fórum das Comissões de Qualidade de Vida, cuja iniciativa é da Secretaria de Estado da Administração (Sead), em consonância com o Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST). O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Educação Física, no Campus Central da UERN, em Mossoró.
A abertura do fórum foi feita pelo secretário da Administração, Pedro Lopes, que preside o Comitê Gestor do PQVST. Ele destacou as ações que o Governo do RN vem desenvolvendo para melhorar a qualidade de vida de todos os servidores, a partir de projetos que partem desde a saúde mental, promoção de saúde física e também ações culturais e de valorização dos trabalhadores. “É uma prioridade da nossa gestão sempre promover ações para os servidores, assim como disseminar essas atividades nas cidades do RN, como, por exemplo, o projeto Servidores em Cena, que estamos com seletivas em Mossoró e Caicó”, disse.
A reitora da UERN, professora Cicília Maia, também marcou presença no evento e comentou sobre a importância da humanização dos serviços e da colaboração mútua com o Governo do Estado para a promoção de uma melhor qualidade de vida. “É sempre uma satisfação quando nos juntamos para melhorar a qualidade de vida. A nossa Universidade está sempre à disposição. Quando temos um fórum de qualidade de vida na Uern, vamos potencializar para toda a sociedade. Essa Universidade é gigante, do tamanho dos nossos sonhos. Por isso temos gente cuidando de gente. Essa Universidade é de cada um de vocês”, afirmou Cicilia, ressaltando a relevância da integração entre a Universidade e a comunidade.
A psicóloga do projeto Escuta Ativa, Milena Raquel Alves, deu início às palestras programadas pra o evento, abordando a temática da “Importância do Coletivo na Promoção da Saúde Mental e seus reflexos no ambiente de trabalho”, ao lado da também psicóloga Quitéria Melo. Milena destacou o papel do meio na construção de um espaço saudável. “Não existe saúde mental sem ser na relação sociedade e indivíduo”, completou. Por isso, a organização do coletivo de trabalhadores é necessária na construção de políticas públicas que garantam a saúde pública no espaço de trabalho.
As psicólogas trataram ainda acerca dos desafios vivenciados por diversos trabalhadores no ambiente laboral, os quais mostram-se como grandes enfrentamentos coletivos para melhorar a qualidade de vida nas instituições. Longas jornadas, cobrança excessiva, sobrecarga física e psíquica, metas inatingíveis, foram alguns dos riscos apontados pela palestrante. Esses riscos de ambientes coletivos podem gerar adoecimento dos servidores, levando a doenças como estresse, ansiedade, burnout, depressão e o consumo excessivo de álcool e outras drogas.
A segunda conferência do dia foi proferida pela professora da UERN, Isabel Cristina Amaral, que apresentou ao público uma palestra com o tema sobre Práticas Integrativas Complementares, além do lançamento do livro Nupics.
A obra apresenta o debate sobre a saúde dos servidores, o lançamento do novo e-book do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics). Intitulado como Práticas Integrativas e Complementares: Vivências, Reflexões e Ciência, está disponível gratuitamente na página das edições Uern e reúne 12 capítulos com temas diversos, como auriculoterapia, yoga, uso de plantas medicinais e a prática da acupuntura.
“É um e-book extremamente interessante, com uma leitura acessível e que aborda diversos conhecimentos e práticas, incluindo a experiência e os registros de uma rezadeira no primeiro capítulo, que é intitulado Diário de uma Rezadeira em Busca da Cura Abençoada”, comentou Isabel Amaral, coordenadora do Nupics e titular da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Ela destacou ainda que o material é uma excelente oportunidade para quem deseja explorar a integração entre saberes tradicionais e ciência.
A programação do Fórum das Comissões de Qualidade de Vida continuou com a fala da diretora de Capacitação da Escola de Governo (EGRN), Selma Batista. A gestora fez uma apresentação das ações e projetos coordenados pela instituição como, por exemplo, o Banco de Talentos, que é a plataforma por meio da qual o Governo do RN cadastra e aproveita a expertise dos próprios servidores para capacitar outros servidores, visando a melhoria da prestação de serviços públicos e, consequentemente, o desenvolvimento do Estado.
Selma aproveitou para fazer convite aos trabalhadores de se inscreverem no programa. “Podemos observar a qualidade do time de servidores do estado. Diante disso, quanto mais a gente retroalimenta a qualificação de nossas equipes, mais teremos um melhor serviço público entregue à população”, frisou. Além deste, a diretora também apresentou o Programa de Apoio à Aposentadoria do Estado, o Proap, e abordou a Pós-graduação em Gestão Pública, realizada em parceria da Sead/EGRN com UERN. Ela destacou que a aula inaugural da turma de Natal aconteceu recentemente, no dia 13 de setembro, enquanto a turma de Mossoró teve o período de inscrição prorrogado até o dia 15 de outubro, para ocupação de vagas remanescentes.