quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesMinistro reafirma que obras que levarão águas da transposição ao RN devem...

Ministro reafirma que obras que levarão águas da transposição ao RN devem ser concluídas até dezembro

Se não houver nenhum obstáculo legal, as obras que levarão para o Rio Grande do Norte a transposição do São Francisco estarão finalizadas até o final de dezembro. Porém, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, não estimou uma data para a chegada efetiva das águas ano estado. Ele participou de audiência pública, nesta quarta-feira (5), na Comissão de Desenvolvimento Regional.

Hélder Barbalho informou que até o dia 25 de abril as águas da transposição do rio São Francisco deverão chegar ao Açude de Boqueirão, na Paraíba. O reservatório é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e de outras 18 cidades do Agreste paraibano. Respondendo a questionamento do senador Garibaldi Filho, o ministro estimou apenas a conclusão das obras físicas que levarão às águas do São Francisco para o RN.

“Para agilizar a chegada efetiva da água, vamos utilizar a mesma estratégia praticada no Eixo Leste, quando a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) emprestou conjuntos de motobombas para reduzir o máximo possível o tempo entre a entrega das obras físicas e a chegada efetiva das águas”, afirmou Helder Barbalho.

O ministro da Integração Nacional lembrou que o atraso na entrega do Eixo Norte se deu em virtude de a Construtora Mendes Júnior ter desistido de dar prosseguimento às obras. Depois de manter entendimentos com o Tribunal de Contas da União, o Ministério resolveu realizar uma nova licitação para o trecho.

Por questões técnicas, as duas primeiras colocadas foram desclassificadas. Outras participantes recorreram da decisão. O TCU solicitou informações sobre o processo. Nesta quinta-feira (6), o Ministério decide se homologa ou não a habilitação da terceira colocada.

A audiência pública contou com a participação de vários representantes do Rio Grande do Norte. Além dos senadores Garibaldi Filho, José Agripino e Fátima Bezerra (presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional), estiveram presentes, entre outros, os deputados federais Felipe Maia, Walter Alves e Zenaide Maia, os deputados estaduais Fernando Mineiro e Gustavo Fernandes, o arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira e a reitora da UFRN, Ângela Paiva.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -

Notícias Recentes