sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioEstadoMinistério da Saúde confirma 225 registros de intoxicação por metanol; RN descartou...

Ministério da Saúde confirma 225 registros de intoxicação por metanol; RN descartou primeiro registro

Agência Gov

Dados deste domingo (5/10) do Ministério da Saúde apontam 225 casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, entre investigados e confirmados. As informações são enviadas pelos estados e consolidados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) .

Em todo o País, são 16 casos confirmados e 209 em investigação. Do total de registros, 192 são em São Paulo (14 confirmados e 178 em investigação).

O Ceará notificou o primeiro caso suspeito. Ao todo, são 13 estados com casos notificados – Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Os estados da Bahia e Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados.

Quanto à notificação de óbitos, o País tem 15 registros, com dois óbitos confirmados no estado de São Paulo e 13 em investigação (7 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 em PB e 1 no CE).

As informações consideram os registros enviados pelos estados até às 16h deste domingo (5) e estão sujeitas a atualizações locais. Os dados são divulgados nos canais oficiais do Ministério da Saúde diariamente, a partir das 17h.

Acesse os dados completos

 

Caso suspeito é descartado no Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, a Secretaria Estadual de Saúde descartou o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica. O registro havia sido feito em Natal, após um homem dar entrada em um hospital com queixas de dificuldade para enxergar.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) realizou exames laboratoriais com o uso de cromatógrafo gasoso, equipamento capaz de detectar a presença da substância em pequenas quantidades. O resultado foi negativo, afastando a hipótese de contaminação.

A suspeita havia sido comunicada pela Vigilância Sanitária Estadual, e o paciente foi liberado após atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal reforçou que segue em alerta para possíveis novos casos e orienta que qualquer pessoa com sintomas procure imediatamente uma unidade de urgência.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes