Memorial Câmara Cascudo – Uma História Transpondo Séculos – Wilson Bezerra de Moura

Uma cerimônia ocorrida na tarde desta sexta-feira, 05, no auditório da Biblioteca Ney Pontes Duarte, marcou as comemorações de aniversário dos 71 anos da Biblioteca e do Museu Histórico Lauro da Escóssia. Além disso, as comemorações ainda lembraram os 70 anos da Coleção Mossoróense e os 24 anos da Fundação Vingt-un Rosado.

O diretor do Museu Lauro da Escóssia, Asclépius Saraiva destacou que o local tem como missão guardar e proteger a memória e a cultura de Mossoró e que recebeu 15 mil visitantes em 2018, sendo estes de mais de 500 cidades do Brasil e três do exterior. “O Museu é um edifício imponente, um lugar onde o próprio prédio tem um valor histórico, que conta a história do povo de Mossoró, que ele não seja visto como coisa do passado, mas como um equipamento fundamental para a sociedade”, afirmou.

A diretora da Biblioteca Ney Pontes, Graça Henriques falou sobre os serviços oferecidos pela biblioteca municipal. “Nosso objetivo é levar às pessoas valores culturais que possam ser explorados, que elas possam ter amor pela sua cultura”, disse.

O secretário de Cultura, Eduardo Falcão, destacou que Vingt-un Rosado foi o grande precursor da cultura mossoroense e lembrou que o local aonde funciona o Museu hoje também já abrigou a Biblioteca.

Eduardo Falcão destacou ainda que o prédio do Museu passará por adaptações na sua estrutura física para receber a Pinacoteca de Mossoró. “O deputado Beto Rosado, através de uma emenda impositiva, conseguiu verba para ser instalada uma pinacoteca em Mossoró, que funcionará no pavimento superior do Museu, cujo prédio receberá estrutura de acessibilidade e mobiliário novo”.