Medidas preventivas dificultam arrombamentos no período de Carnaval

Período marcado tradicionalmente por viagens, o Carnaval exige a adoção de medidas de segurança que podem evitar problemas com arrombamentos de residências, prática comum neste no feriadão de momo.

O técnico em segurança pessoal, Luiz Jozimar de França Nogueira, alerta para alguns cuidados que devem ser adotados na hora de viajar e deixar a casa sozinha.

No caso de segurança de residências, ele afirma que as pessoas costumam pensar que, deixar a luz acesa durante o período de viagem dará a impressão de que há gente em casa e afastará a presença dos arrombadores.

“Os ladrões sabem que ninguém deixa a luz de casa acesa durante a madrugada, por isso, esse artifício que as pessoas acabam usando para proteger suas residências, acaba se tornando um chamariz para os bandidos”, explica o especialista.

Para o especialista, é sempre aconselhável deixar alguém de confiança tomando conta da casa. “Mesmo que a pessoa não durma no imóvel, mais se ao amanhecer e ao anoitecer for dá uma olhada no local, se tiver alguém espreitando para roubar, vai pensar duas vezes, uma vez que existe movimentação na residência”, destacou.

Para que os ladrões não veja que a residência está vazia, Jozimar de França recomenda evitar deixar cadeados trancando portões pelo lado de fora.

“Se durante o período de Carnaval um portão de uma garagem ou mesmo da residência, permanecer o tempo todo pelo lado de fora, quem passar por ali vai perceber que o local não tem ninguém. Deixe sempre os portões grandes fechados por dentro e saia pelo social. Cuidados simples, evitam arrombadores”, conclui.