Medicina da Ufersa no SiSU

Com a decisão da graduação em Medicina na Ufersa esta já constará da relação de cursos ofertados pelo Sistema de Seleção Unificada – SiSU 2016.1 com 30 vagas, e a partir de então serão 40 vagas por semestre. Esta é uma preparação que a Ufersa já demanda há mais de um ano visando a implantação do seu Centro de Saúde. Uma equipe de sete professores,   devidamente  empossados, já  vinha trabalhando no seu Projeto Pedagógico -PPC, organizando seu material, espaços e as diretrizes para o funcionamento do curso. Os alunos do curso de Medicina da Ufersa já serão inseridos na rede básica de atenção à saúde a partir do primeiro semestre. Assim os seus estudantes ficarão mais identificados com as atividades locais.

TIRA-TEIMA
Tenho lido meteorologistas prevendo que o ano que vem de 2016 será de muitas chuvas entre nós. E tenho lido alguns profetas do sertão a espalhar de que o ano de 2016 será de mais uma vez de seca total. Decidi pedir a Jesus que decida por eles, que Ele seja o tira-teima.

DONA LUZIMAR
Ontem transcorreu uma data significativa. Dona Luzimar, a genitora do nosso companheiro Edmundo Torres, chegou aos 80 anos de idade. Uma data emblemática. Recebeu a aniversariante do dia muitas homenagens dos seus familiares, inclusive do ET, que é o seu filho único. Nossos parabéns.

JOSELITO GÓES
O produtor do “Oratório de Santa Luzia”, Joselito Góes, tem um sonho que é o de levar a encenação desse oratório até a cidade de Siracusa, na Itália. Joselito depois do espetáculo deste ano vai deixar a sua produção, mas garante que ficará acompanhando de perto todo o seu andamento no futuro.

JORGE DO ROSÁRIO
Surgiu ontem nas mídias sociais a versão de que o candidato contra Rosalba Ciarlini disputando a Prefeitura de Mossoró seria o empresário Jorge do Rosário, reconhecidamente um cidadão bem sucedido na área da construção civil. Seria a “Rosa” contra o Rosário.

DUARTE NETO
Depois de uma incursão como professor em Mossoró, o apodiense Duarte Neto foi locutor da Rádio Rural e também trabalhou na assessoria de imprensa da Prefeitura de Mossoró. Agora ele está se especializando na venda de cães da raça Akita. Presentemente dispõe de uma fêmea de nome Kawa por 2 mil reais. Quem se habilita?

TONY SILVA
A atriz Tony Silva, genuinamente mossoroense, será uma das novidades deste ano retornando à cena do Auto de Santa Luzia a partir de hoje no adro da Catedral. Tony é uma premiada atriz reconhecida por todos como um dos grandes talentos das artes cênicas em solo mossoroense.

PASTORAL
Nestes dias 4 e 5 de dezembro, a Pastoral da Criança realizará sua assembleia anual aqui em Mossoró. Das 33 paróquias diocesanas essa pastoral já está presente em 25. São atendidas por ela em torno de cinco mil crianças. O coordenador estadual estará presente a essa assembleia.

REPETECO
Agora já se poderá fazer a premonição. Há pouco tempo em Natal o desastre comandado pela então prefeita Micarla de Sousa fez o então ex-prefeito, Carlos Eduardo, voltar ao comando da gestão por cima da carne seca. Aqui poderá se dar a mesma coisa: Rosalba voltará com todo gás depois dos desacertos comandados por Silveira Júnior. A conferir.

PÓLVORA ALHEIA
O governador Robinson Faria decidiu atirar com pólvora alheia. Ele endereçou à Assembleia Legislativa projeto de lei que assegura gratuidade nas passagens de ônibus intermunicipais para as pessoas comprovadamente portadoras de deficiência.
O ônus caberá às empresas de ônibus.

DIOCESANO
Nesta semana tendo em vista a celebração dos 115 anos do Colégio Diocesano Santa Luzia eu estou narrando alguns episódios de minha passagem por ali. Eu me iniciei no CDSL no ano de 1956 cursando o então Quinto Ano da Admissão. Ainda estudei um semestre no prédio antigo aqui na praça Vigário Antônio Joaquim e no segundo semestre nos transferimos para a atual sede inaugurada a 9 de junho daquele ano.

INÍCIO
Eu havia concluído o terceiro ano primário com dona Alaíde Nascimento na praça Coração de Jesus. Meu pai, Eliseu Costa, me levou à presença do padre Francisco de Sales Cavalcanti, então diretor do Santa Luzia. Padre Sales disse: “Eliseu, eu vou fazer algumas perguntas a ele e se ele me responder eu o matriculo logo na quinta série. Assim foi feito, respondi a todas e fui inscrito para o ano de 1956 no chamado quinto ano de admissão.

MÃE PRIMAVERA
Através de sua Faculdade de Medicina a Uern desenvolve o projeto Mãe Primavera que atende àquelas adolescentes grávidas de idade entre 12 e 19 anos. Mais de cem delas já passaram por ali onde recebem assistência ginecológica com a participação também de nutricionistas e fisioterapeutas. A confraternização de final de ano desse pessoal foi ontem.

PADRE SÁTIRO
O autor me mandou um convite para o lançamento do livro “Reflexões”, uma síntese dos seus programas diários na FM-105 sempre a partir das 18 horas. O lançamento se dará no Colégio Santa Luzia às 19 horas e 30 minutos do dia 8 de dezembro, data em que padre Sátiro Dantas comemorará seus 61 anos de sacerdócio. A renda obtida com a venda do livro será revertida em benefício da construção do Centro de Evangelização Madre Maria Cecília (do Santuário de Santa Clara).