Mecânico esclarece motoristas sobre efeitos de esquecer o farol baixo ligado

Com a exigência do uso de farol baixo ligado durante o dia, muitos motoristas podem acabar enfrentado problemas com a bateria ao esquecer de apagar os faróis quando desligarem o veículo. Para não correr o risco de descarregar a bateria, mecânicos recomendam atenção redobrada dos motoristas ou ainda a instalação de dispositivo que acende e apaga os faróis automaticamente quando o carro é ligado e desligado.

“É importante que os motoristas fiquem atentos para não esquecer as luzes acesas, mas os mais esquecidos, por garantia, podem instalar o dispositivo de acionamento automático dos faróis. A instalação é segura e a única ressalva que fazemos é que os motoristas procurem um profissional habilitado para executar o serviço. O equipamento custa, em média, R$ 60 e leva até três horas para ser instalado”, explica o mecânico Messias Augusto Soares.

O mecânico conta ainda que, muitas vezes, quando a bateria do carro descarrega e recebe uma descarga, a chamada “chupeta”, sua durabilidade é reduzida e sucessivas descargas devido podem causar também problemas no sistema elétrico do veículo.

Já os carros fabricados após o ano 2000, ressalta o mecânico, podem apresentar um problema a mais se, em caso de descarga da bateria, o motorista pedir para que empurrem o veículo para dar partida.

“Nos carros com injeção eletrônica, fabricados a partir de 2000, quando o motorista coloca para funcionar na base do empurrão, acontece uma desregulagem entre o motor e o sistema elétrico, necessitando de reparo depois, que pode custar uns R$ 120, dependendo do caso. Por isso, mais uma vez, a importância cuidar da bateria do veículo”, destaca.