sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioPolíticaMauro Vieira e Marco Rubio trocaram telefones e terão 'canal direto', assim...

Mauro Vieira e Marco Rubio trocaram telefones e terão ‘canal direto’, assim como Trump e Lula

G1

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, trocaram telefones e definiram que terão um canal direto de contato entre os dois — a exemplo do que fizeram os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump.

A decisão foi tomada durante a reunião de pouco mais de uma hora que tiveram em Washington, nessa quinta-feira (16).

Vieira e Rubio estiveram a sós por cerca de 20 minutos. Depois, foi a vez de uma reunião ampliada, com a presença de assessores.

Segundo fontes ouvidas pela TV Globo, o encontro ampliado teve foco no comércio entre os países e nos pedidos do Brasil pela revisão do tarifaço e das sanções impostas a autoridades brasileiras.

 

As equipes dos dois países focaram na montagem de um cronograma de negociação.

Ficou acertado que uma primeira reunião técnica, entre negociadores brasileiros e uma equipe do governo norte-americano, será agendada para os próximos dias, de forma virtual.

Reunião em Washington

 

 

Em nota conjunta divulgada após o encontro, Marco Rubio, afirmou ter tido uma reunião “muito positiva” com o chanceler brasileiro.

Ainda segundo o comunicado, Rubio e Vieira concordaram em manter o diálogo e trabalhar para agendar um encontro presencial entre Trump e Lula “na primeira oportunidade possível”.

A reunião ocorreu 10 dias após Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversarem por telefone. Na ocasião, o governo americano informou que Rubio ficaria responsável por liderar as negociações sobre as tarifas de 50% aplicadas a produtos brasileiros.

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontraram em Washington — Foto: Embaixada do Brasil

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontraram em Washington — Foto: Embaixada do Brasil

 

O encontro desta quinta-feira contou também com a presença do representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, e abordou temas ligados ao comércio e a questões bilaterais em andamento.

Em uma coletiva de imprensa, o chanceler Mauro Vieira disse que a reunião foi marcada por “uma atitude construtiva”. O chanceler disse ainda que a conversa com Rubio é o início de “um processo auspicioso” para a reversão do tarifaço.

“Durante todo o encontro, prevaleceu uma atitude construtiva, voltada aos pontos da retomada das negociações entre os dois países, em sintonia e com boa química, o que foi decidido, sobretudo, no telefonema recente entre os presidentes Lula e Trump”, afirmou o ministro.

 

Novo capítulo nas relações entre os países

 

 

As relações entre Brasil e Estados Unidos entraram em forte crise em julho, quando Trump anunciou que iria impor tarifas de 50% a produtos brasileiros importados pelos americanos.

Em carta a Lula, Trump afirmou que o Brasil adotava práticas desleais de comércio e promovia uma caça às bruxas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As tarifas entraram em vigor no início de agosto.

A mudança na relação entre os dois começou na Assembleia Geral da ONU, em 23 de setembro, após um breve encontro nos bastidores. No dia 6 de outubro, Lula e Trump conversaram por telefone. A ligação durou cerca de 30 minutos e abordou temas econômicos, incluindo o tarifaço.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes