sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioDestaquesMais de 250 produtores são regularizados em mutirão do Igarn Itinerante

Mais de 250 produtores são regularizados em mutirão do Igarn Itinerante

O Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) realizou no período de 12 a 15 de setembro, um mutirão de regularização para os usuários de água dos municípios de Carnaubais, Assu, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues e Felipe Guerra. Ao todo, 254 produtores e irrigantes compareceram para buscar sua Outorga de Uso da Água ou Certificado de Uso Insignificante. Este também foi o primeiro Igarn Itinerante após o lançamento e operacionalização do novo Sistema Integrado de Gestão das Águas (Siga).

“Nós lançamos nosso novo sistema no último dia 11 de setembro, em evento que contou com a presença da nossa governadora Fátima Bezerra. Esta foi a primeira grande oportunidade de fazer a sua operacionalização. Queremos simplificar e agilizar o processo para a entrega das outorgas, pois o próprio sistema vai analisar o pedido e gerar o parecer. Queremos entregar a vocês essas outorgas em até 15 dias”, disse o diretor-presidente do Igarn, Paulo Sidney.

A ação teve o objetivo de agilizar o processo de obtenção das Outorgas de Direito de Uso da Água e Certificados de Uso Insignificante, para que os produtores irrigantes possam continuar tendo acesso ao benefício da Tarifa Verde, que concede descontos de até 73% do valor da conta de energia.  Além das cidades sede da ação, foram cadastrados produtores das cidades de Apodi, Afonso Bezerra, Pendências e São Fernando.

O diretor-presidente do Igarn destacou ainda a importância da regularização dos usuários de água para a gestão das reservas hídricas estaduais e o atendimento adequado das demandas de uso da água.

“A Lei das Águas estabelece cinco instrumentos para se fazer a gestão de recursos hídricos, entendendo que o país não pode estruturar seu desenvolvimento econômico, social e ambiental sem ter uma política de águas. O principal instrumento, ou um dos que mais se sobressaem nessa política é a outorga, que possibilita ao produtor acesso a políticas públicas e a água em quantidade e qualidade adequadas”, explicou Paulo Sidney.

O Igarn Itinerante é um programa que busca interiorizar as ações do órgão facilitando a vida dos produtores rurais. As ações contaram com o apoio dos Sindicatos do Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares e das Prefeituras Municipais dos municípios atendidos. Teve ainda a presença de autoridades da região, além de entidades e organizações da sociedade civil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes