Mais de 179 mil candidatos no RN participam das provas do Enem

Começa hoje o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para mais de 7 milhões e 700 mil estudantes brasileiros. No Rio Grande do Norte , 179.967 candidatos deverão se submeter a provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no primeiro dia (hoje) e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias no segundo dia (amanhã).

Neste primeiro dia de provas os candidatos devem ficar atentos ao horário de abertura dos portões, que no Rio Grande do Norte será às 11h. Os portões serão fechados ao meio-dia. As provas iniciam às 12h 30, estendendo-se hoje até as 16h30 e amanhã até as 17h30. Os candidatos que chegarem aos locais de prova após o horário previsto serão automaticamente eliminados do concurso.

Especialistas recomendam que o candidato deve verificar com antecedência o local da sua prova e, se possível, fazer o trajeto até o local antes do dia do exame, evitando assim, contratempos de última hora. Sugerem ainda que os participantes cheguem ao local da prova pelo menos meia-hora antes da abertura dos portões.

Atualmente universidades públicas em todos os estados brasileiros utilizam as notas do Enem em substituição ao sistema vestibular. Candidatos que estejam pleiteando bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para ingresso em universidades particulares, ou ainda programas como Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) para adentrar em instituições de ensino técnico, precisam se submeter ao exame.

Estudantes com ensino médio incompleto também podem pleitear a certificação do curso por intermédio do Enem, além de candidatos a bolsas de intercâmbio no exterior.

“É uma grande oportunidade, principalmente para quem tem planos de ingressar numa faculdade particular e não tem condições”, comenta o estudante Marcelo Oliveira.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Professor Anísio Teixeira (Inep), o número de candidatos inscritos este ano quebra uma sequência de recordes que vinha acontecendo desde 2008, com 11% a menos no que o número de participantes em relação ao ano passado.

Dicas importantes aos candidatos ao Enem

O candidato deverá levar caneta esferográfica de cor preta feita de material transparente (se possível mais de uma, para o caso de substituição). Lápis, borracha, lapiseira e canetas feitas em outro tipo de material acarretará a eliminação do participante.

O participante deverá apresentar documento de identificação com foto. São aceitos documento de identidade (RG), carteira de trabalho, certificado de dispensa, passaporte e carteira nacional de habilitação.
Aparelhos celulares, relógio ou qualquer tipo de eletrônico terão que ser desligados e colocados dentro de porta-objetos que será lacrado e guardado, sendo aberto apenas com o término do exame e sair do local de exame.

O candidato só poderá sair do exame após 2h de provas, caso saia antes do permitido estará eliminado.

São estritamente proibidas a condução de arma (mesmo com autorização), apostilas ou livros.

Contato com outro participante, anotações, calculadora, agendas eletrônicas, pendrive, gravadores, relógio e qualquer outro tipo de material leva a eliminação do candidato.