Madrugadores

Os vereadores que fazem oposição ao prefeito Francisco José da Silveira Júnior precisam madrugar na esperança de conseguir espaço no grande expediente da Câmara Municipal de Mossoró. Talvez seja a única forma de vencer a estratégia governista de ocupar todos os espaços, com a maior antecedência possível, para impedir a manifestação dos contrários. O oposicionista Tomaz Neto, um dos edis mais atuantes desta legislatura, promete dar plantão a partir da meia-noite, na calçada do Palácio Rodolfo Fernandes. Boa sorte, Tomaz, dizem que é mais complicado do que pegar ficha em posto de saúde.

Greve
Funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) anunciam greve para a próxima semana. A EBC congrega TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Portal EBC, Radioagência Nacional e oito emissoras de rádio, entre AMs e FMs.

Equilíbrio
Dizem que a disputa pela OAB/Mossoró está equilibrada. Fala-se em diferença de três por cento entre as chapas de Canindé Maia e Denis Tavares, embora, em termos de visibilidade, a campanha do primeiro leve uma vantagem enorme. Felizmente, os dois são excelentes candidatos e a instituição estará bem-entregue a quem for vitorioso.

Royalties
Os guerreiros monxorós já diziam: “Não adiante chorar o óleo antecipado”. Hau!

Mário
O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) vai relançar amanhã, na capital paulista, o livro O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade, para lembrar os 70 anos da morte do escritor.

Emendas
O vereador Genivan Vale é o campeão de emendas ao Orçamento municipal. Foram 36, com destaque para as de caráter impositivo, no valor de R$ 439 mil, para 14 instituições.

Corrupção
“A sacralidade de cada ser humano requer para cada um respeito, acolhimento e trabalho digno. A vida de cada comunidade exige que se combata, até o final, o câncer da corrupção, da exploração humana e o veneno da ilegalidade”. Palavras do papa Francisco pronunciadas ontem em Prato, na Toscana.

Estoque
O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, cobrou ao secretário de Saúde do Estado, Ricardo Lagreca, a renovação do estoque de medicamentos do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos.

Guerra Santa
Na ausência de uma almazinha para salvar, Silas Malafaia e Edir Macedo estão em pé-de-guerra acerca da abertura do Mar Vermelho. Cada um quer ser o responsável. Eu voto em Malacedo.

Alimentos
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) afirma que Tomate, cebola e batata inglesa tiveram queda nos preços. Onde?

Fundo
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa aprovou o Fundo de Reserva dos Depósitos Judiciais. Com isso, a exemplo de Mossoró, o Estado pode dispor de até 70% do valor dos depósitos que serão utilizados para o pagamento de precatórios judiciais de qualquer natureza.

Supersalários
Um grupo de agentes municipais de trânsito pretende usar a tribuna popular da Câmara, na sessão de hoje, para tratar dos suspersalários denunciados por vereadores da oposição e pelo líder do governo. Resta saber se o pronunciamento será para justificar os fatos ou botar mais lenha na santa fogueira dos debates.