Lula tem que respeitar os Tribunais, afirma embaixador do Brasil nos EUA

O embaixador brasileiros nos Estados Unidos, Sérgio Amaral, respondeu rapidamente a carta subscrita por 12 deputados americanos, ligados a ala mais à esquerda do Partido Democrata, com várias críticas ao governo brasileiro e a possível perseguição da Operação #Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio #Lula da Silva. Na carta, os deputados também enfatizaram uma desconfiança com o presidente Michel Temer e poucas esperanças do Brasil sair da crise com esse governo.

O embaixador Sérgio Amaral deixou claro que o processo de impeachment sofrido pela ex-presidente Dilma Rousseff, ocorreu dentro das leis da Constituição brasileira, em sessão do Congresso Nacional presidida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, e tudo foi feito legalmente”.

Quanto às críticas feitas contra Temer, o embaixador informou aos doze deputados, que a PEC do Teto, que limita os gastos públicos, tem o objetivo de melhorar a economia brasileira e essa é a real intenção do governo. Amaral também escreveu para os democratas detalhes sobre a importância da Operação Lava Jato no Brasil e no mundo. “A Lava Jato avança dentro da normalidade legal”, ressaltou.

O embaixador Amaral terminou a resposta do documento dizendo que o Judiciário da amplo direito de defesa ao ex-presidente e ele não pode reclamar disso.