quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
InícioBrasilLula defende investigação no INSS e diz que governo não irá proteger...

Lula defende investigação no INSS e diz que governo não irá proteger nem o próprio filho

Em entrevista concedida à jornalista Daniela Lima, do UOL, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o avanço das investigações sobre irregularidades no INSS e afirmou que o próprio governo estimulou a apuração dos fatos, inclusive defendendo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Segundo Lula, as investigações tiveram início após a identificação de um esquema criminoso estruturado ainda no governo anterior, envolvendo uma quadrilha que atuava dentro do INSS. A descoberta, de acordo com o presidente, ocorreu a partir de levantamentos realizados pela Advocacia-Geral da União (AGU), pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

O presidente afirmou que, ao tomar conhecimento da fraude, defendeu internamente que o próprio governo solicitasse a abertura de uma CPI para investigar o caso. “Eu dizia que seria a primeira vez na história que um governo pediria uma CPI para investigar uma quadrilha instalada dentro do próprio Estado”, relatou. Apesar de resistências iniciais dentro da base aliada, a comissão acabou sendo instalada.

Lula reforçou que a orientação do governo é clara: não haverá interferência ou proteção política. “Investigue tudo o que tiver que investigar”, declarou. O presidente também comentou o fato de o nome de seu filho ter sido citado no contexto das apurações. Segundo ele, a postura adotada foi a mesma que defende para qualquer cidadão.

“Chamei meu filho para conversar, olhei no olho dele e disse: só você sabe a verdade. Se tiver alguma coisa errada, vai pagar o preço. Se não tiver, que se defenda”, afirmou.

A declaração busca reforçar o discurso de que o governo não fará distinção entre aliados, adversários ou familiares quando se trata de investigações, e que o enfrentamento à corrupção deve ocorrer com transparência e rigor institucional.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes