Lojas não aderem ao horário especial do ciclo natalino devido à baixa movimentação

O mês de dezembro costuma ser a melhor época do ano para vendas em diversos setores, sobretudo nas áreas ligadas a presentes, roupas, sapatos e acessórios. Em razão disto, é implantado no comércio o ciclo natalino, com o horário de atendimento nas lojas estendido em até duas horas a mais do horário habitual, que é até as 18h. Entretanto, devido à baixa movimentação, muitos comerciantes resolveram não aderir ao horário especial.

“Algumas lojas já abriram dois domingos, mas se nós não temos vendido durante a semana, no domingo é ainda mais difícil. Também não estendemos o horário de funcionamento porque isso aumentaria os custos com energia e horas extras a funcionários e as vendas não têm compensado”, disse a gerente Antônia Ferreira.

A gerente conta que trabalha no comércio há mais de 40 anos e que este ano foi um dos piores que já viu em relação ao volume de vendas. Ela ressalta que não sabe se poderia continuar com a loja aberta se tivesse de pagar aluguel do imóvel, situação enfrentada por muitos comerciantes no centro da cidade.

“Conseguimos comprar este prédio na década de 1980 e é um alívio não ter de pagar aluguel. O importante é não nos deixarmos abater e orar por melhoras, que o ano de 2016 seja melhor, porque em 2015 registramos queda na maioria dos meses”, afirma.

Outro fator apontado pelos comerciantes para a desaceleração nas vendas é a proibição no embarque de passageiros de outros municípios no Centro, imposta pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) em maio deste ano. Lojistas relatam diminuição na frequência com que clientes de cidades vizinhas procuravam o comércio mossoroense.

“Um média de 30% das nossas clientes é de outras cidades e a maioria compra por atacado. Muitas clientes reclamam de não poderem mais pegar o táxi de volta para seus municípios aqui no centro da cidade e terem de se deslocar, com várias mercadorias, para pontos distantes e que passam por mudanças”, afirma a gerente Sueli Rodrigues.

A gerente explica que também não estenderá o horário de funcionamento da loja. Ela espera que as vendas aumentem na semana que antecede ao Natal, quando a maioria das pessoas costuma ir às compras.

Período do ciclo natalino estende horário de funcionamento do comércio até as 18h aos sábados

O horário do comércio durante o ciclo natalino foi definido através de acordo entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró e Médio Oeste do Rio Grande do Norte (Secom/RN) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo) no começo deste mês. Hoje e no próximo sábado, 19, o expediente no centro comercial será das 8h às 18h.

Amanhã, 13, dia de Santa Luzia, o comércio, o shopping e os supermercados estarão fechados. Já no próximo domingo, 20, o expediente nestes locais será das 9h às 14h. Os funcionários que trabalharem no domingo devem receber diária em dobro, mas os empregados estudantes são dispensados de cumprir com a jornada no domingo.

Entre os comerciantes que optaram por aderir ao horário especial do ciclo natalino está Alexandre Fernandes, dono de uma loja de confecção. Ele conta que, embora a movimentação na loja tenha diminuído em relação ao mesmo período do ano passado, a procura, sobretudo, por artigos femininos aumenta nesta época.

“Não são muitos, mas alguns clientes têm procurado a loja no horário estendido, após as 18h, muitas vezes após sair do trabalho, por isso aderimos ao prolongamento do funcionamento da loja”, informa o empresário.