Livro traz os 104 anos de história da Escola Estadual Prof. Adrião Melo em Campo Grande

De autoria de Júnior Liberato e coautoria de Irani Medeiros, o livro conta a história da escola que recebeu o nome de um dos grande professores de Campo Grande/RN

Em homenagem aos 104 anos de história da Escola Estadual Professor Adrião Melo, localizada no município de Campo Grande, está sendo lançado o livro “Escola Estadual Professor Adrião Melo: um século de história educando e formando gerações”, de autoria do professor e escritor Júnior Liberato e coautoria do escritor Irani Medeiros.

O autor do livro explica que a obra reúne a história da escola centenária que contribuiu para a formação de gerações e, ao mesmo tempo, relata um pouco sobre a vida do professor que deu nome a ela. “O livro aborda, dentre outros assuntos, a educação do estado, em especial a educação do interior. O nosso objetivo com essa obra é incentivar professores e alunos a escreverem, a contar as suas histórias do cotidiano, da vida escolar”, aponta o autor da obra.

O lançamento do livro na cidade de Campo Grande ocorrerá no mês de julho, quando ocorre a festa de padroeira do município. “O livro está pronto e, nesse momento, estamos em fase de divulgação. Ele está sendo divulgado em Mossoró, em Natal e, durante a festa da padroeira de Campo Grande, ele será lançado na sua cidade natal”, informa.

“No livro temos histórias, informações desde a da fundação da escola em 1918, até os dias atuais, crônicas, cordéis de alunos e depoimentos diversos. São cerca de 20 depoimentos de professores, funcionários e ex-alunos da instituição. São figuras emblemáticas para a cidade de Campo Grande. Para o livro, foram feitas pesquisas em Campo Grande, em Martins, em Natal e em Mossoró, e conseguimos reunir um acervo muito bom”, informa Júnior Liberato.

O autor informa que a ideia de registrar e poder deixar para as futuras gerações as lembranças históricas e fotográficas, depoimentos sobre o dia a dia escolar e todo um legado de mais de 100 anos de história foi o que o motivou a escrever esse livro junto com Irani Medeiros. Irani é escritor e poeta paraibano que já lançou mais de 20 livros no Rio Grande do Norte.

“Considerando uma trajetória de um simples professor que também é fotógrafo à mais de 15 anos, deixa-se também um registro fotográfico como incentivo para as novas gerações. É um registro muito rico, com fotografias dos anos de 1930, 40 e 60, além de fotografias mais atuais”, conclui o autor.

Deixe um comentário