Ligeiro

O ministro da Fazenda Nelson Barbosa não perde tempo. Mal tomou posse, reuniu-se com investidores estrangeiros na tentativa de acalmar a galera e impedir a fuga do dinheiro da gringalhada. No encontro, jurou de pés juntos, mãos postas e olhos rútilos que o Brasil está comprometido com o ajuste fiscal e que a meta de superávit primário (poupança feita pelo governo para pagar os juros de sua dívida) de 0,5% será cumprida, doa a quem doer. Apesar das promessas de Nelson Barbosa, o mercado continua agitado e o dólar comercial chegou a R$ 4,024 ao meio-dia de ontem.

Jura
O prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, prometeu vingança. Foi numa reunião de cúpula na qual apontou nomes dos que estariam por trás das ações do Ministério Público na Semob e diretamente contra ele. Todos jurados de pagar caro pelo atrevimento.

Suspensão
O Comitê de Ética da Fifa suspendeu por oito anos, de qualquer atividade ligada ao futebol, o presidente Joseph Blatter e o líder da União das Federações Europeias de Futebol (Uefa), Michel Platini. A sanção é imediata e tem abrangência mundial. Só para constar, a corrupção entre particulares de que ambos são acusados não é crime no Brasil.

Comenda
O deputado George Soares (PR) propôs à mesa diretora da Assembleia Legislativa a criação da Comenda Poética Renato Caldas. A ideia é incentivar pelo reconhecimento o trabalho dos poetas potiguares, com a distinção cujo patrono, assuense da gema, autor de Fulô do Mato, é um dos principais autores da literatura produzida no Rio Grande do Norte.
Captopril
A Anvisa interditou o lote n° L627883 do Captopril de 25mg, um dos mais populares medicamentos para pressão alta no Brasil.

Contorcionismo
Frase do constitucionalista Leonardo Sarmento: “STF interpreta a Constituição com contorcionismos ao modelo palaciano e mata as democráticas possibilidades de impeachment”.

Custódia
O desembargador Cláudio Santos, presidente do Tribunal de Justiça, reuniu-se ontem com representantes do governo do RN para discutir medidas para facilitar condução de indivíduos às audiências de custódia, aquelas em que o juiz decide imediatamente sobre a soltura ou decretação da preventiva das pessoas presas em flagrante de delito.

2016
Impostos diversos, matrícula e material escolar para que tenhamos um ano coroado pelo estouro do cheque especial e pelos juros do cartão de crédito. Feliz contas novas para todos nós.

Plata
Agora é “plata o plomo”, no estilo Pablo Escobar. Quem não se rende aos argumentos econômicos leva chumbo de sicários contratados para assassinar reputações. Isso, por incrível que pareça, é a regra nas entranhas da “Noiva do Terceiro Milênio”, como dizia o velho alcaide Dix-huit Rosado.