As equipes de leituristas da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) participaram de capacitação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para a identificação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre Chikungunya e do Zika vírus. Ao todo, passaram pelo treinamento 480 leituristas, sendo 300 de Natal e 35 de cada polo do interior, nos municípios de Mossoró, Currais Novos, Caicó, Caraúbas, Pau dos Ferros e Assu.
A parceria entre o grupo Neoenergia (Cosern) e a Sesap ajudará a monitorar mais de 1,3 milhão de residências em todo o Estado. Os profissionais da Cosern irão observar a área externa das casas e a via pública e, através do mesmo equipamento usado na leitura da energia, mandarão as informações para a Sala de Situação da Sesap, que monitora os focos do mosquito no RN.
“Na prática, o trabalho do leiturista será fotografar as área de riscos e enviar, para a Sala de Situação da Sesap, as coordenadas geográficas do local, como terrenos baldios e piscinas abandonadas. Eles assimilaram bem essa missão e estão dispostos a engrossar essa luta”, afirma responsável técnico pela Central de Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como os carros de “fumacê” no estado, Walter Luís dos Santos.
O responsável pela UBV explica que os relatórios dos possíveis focos do mosquito, identificados pelos leituristas, serão disponibilizados semanalmente. A partir deste dados, a Sesap planejará ações específicas para cada área levantada.




