LEIS ABSURDAS

Faz um bom tempo que escrevo indignado sobre as nossas leis no Brasil. Sempre digo que elas protegem mais os bandidos e punem a população que paga uma conta que não é dela. E o pior! Ninguém levanta a bandeira para modificar esse sistema falido há muito tempo.

Essa semana mais uma vez aconteceu um episódio que envergonha o Brasil. Pasmem! Uma senhora de 80 anos de idade, pobre, doente, que viveu sua vida dando exemplos de dignidade, respeito, compromisso, seriedade, honestidade etc, foi injustamente presa na cidade de Quixadá-CE porque um filho irresponsável deixou de pagar sua pensão e foi embora sem nunca dá notícias. O caso chocou tanto que os próprios policiais civis não suportaram tamanha atrocidade e choraram emocionados e comovidos pela situação em que se depararam, mas infelizmente tiveram que cumprir a tal lei da pensão alimentícia que penaliza pessoas sem ter nada a ver com o erro dos outros. E agora a senhora precisa da ajuda de amigos para poder sair da prisão e carregar para o resto de seus dias um trauma causado por uma lei absurda.

Por isso, é que o nosso país está em situação de risco em que as instituições estão perdendo a credibilidade e a população acuada não consegue mais assimilar o que é certo e o que é errado, já que a impunidade está reinando e as pessoas de bem pagando uma conta muito alta para sobreviver em uma nação que não enxerga que o erro está se sobrepondo ao acerto com essas leis brandas que não moralizam nada. Apenas servem para encher presídios e formar bandidos que saem mais conhecedores dos direitos, sabendo o que podem ou não fazer, mais do que muitos advogados.

Portanto, está mais do que na hora de corrigirmos certas distorções e acharmos que passando a mão na cabeça daqueles que erram continuamente vai conseguir ressocializá-los quando na verdade isso jamais vai acontecer. Por esse motivo, ou mexe nas leis, principalmente no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e em outras leis que endureça para quem comete crimes ou viveremos tendo que amargar atrocidades. Vamos acordar Brasil, vamos construir uma sociedade mais justa, o povo não aguenta mais.

CRESCIMENTO
É notório que a violência está cada dia mais elevada e nos cercando de uma forma que dificilmente alguém de bem vai escapar de ser abordado em algum lugar por um bandido. A cada dia que passa o número de assaltos à mão armada aumenta substancialmente, principalmente realizados por menores que se sentem dono da situação por não existir leis que os punam exemplarmente. Enquanto isso a população vive amedrontada com esse momento preocupante.

MAIS DIFICULDADE
O brasileiro, e principalmente o norte-rio-grandense que vai pagar uma das gasolinas mais caras do país, está decepcionado com seus governos que prometeram em palanque não aumentarem impostos. Mas isso não foi cumprido e agora a população paga uma conta muito cara por votar e confiar neles. A partir de janeiro vem novo aumento, o que vai dificultar ainda mais a vida do nosso povo.

INSTABILIDADE
O Sistema Prisional do Rio Grande do Norte passa por um momento de instabilidade que preocupa. Fugas e mais fugas dos presídios tem se registrado nos últimos meses, o que têm causado duas situações muito negativas para a sociedade, primeiro, a sensação de que a polícia prende e o Estado não consegue manter os bandidos na prisão. Segundo, porque os bandidos soltos vão importunar ainda mais as pessoas que tentam viver dignamente.

MOMENTO DIFÍCIL
O Partido dos Trabalhadores (PT) vive o pior momento de sua história. O partido que sempre foi exemplo de dignidade, seriedade, honestidade etc, hoje vive numa situação constrangedora, na qual membros de destaque dentro da sigla estão sendo investigados, presos e condenados por corrupção e outros crimes que antes dificilmente víamos nos seus quadros. O poder não fez muito bem ao partido, já que está usando dos mesmos artifícios para se manter e isso está custando caro a sua imagem.

MEDIDA ACERTADA
Todos nós sabemos que algumas cidades estão com dificuldades de manter seus compromissos em dia, principalmente com os serviços básicos, por não ter recursos suficientes para investir em comemorações, principalmente em festas de rua com atrações musicais, inclusive é recomendação do Ministério Público em virtude da seca. Mesmo sabendo da importância que se tem esses eventos para o turismo, só se deve realizá-los se os valores não comprometerem de forma alguma o andamento da máquina pública. Acerta o chefe do Executivo que prioriza o povo. Esse foi o caso do prefeito de Almino Afonso, Lawrence Amorim, que preferiu não realizar festa de Emancipação Política.

HAJA PRESSÃO
O prefeito de Mossoró, Silveira Júnior, vive uma eterna onda de pressão. Isso porque não vem conseguindo atingir suas metas e realizando aquilo que prometeu em palanque. Agora está tendo o dissabor de tentar fazer caixa para pagar compromissos com antecipação dos royalties que vem sendo atrasados há bastante tempo, além do mais, autorizou o aumento na tarifa de ônibus em 50%, o que vem gerando revolta dos estudantes. Nada está dando certo na administração, momento difícil.

FATOR NEGATIVO

Muita gente vem aplaudindo a forma como a Justiça está se comportando na operação Lava Jato.  Isso porque tem mandado prender todos aqueles que são suspeitos de participação nos desvios de dinheiro da Petrobras.  Mas, é bom analisar que existem dois lados, o primeiro que é positivo do ponto de vista da moralidade e o segundo é muito negativo do ponto de visto político-administrativo, tendo reflexões na economia, piorando o quadro atual, sobrando para o bolso dos brasileiros.