terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesLAÍRE ROSADO - A Governadora Fáatima Bezerra e a Reeleição

LAÍRE ROSADO – A Governadora Fáatima Bezerra e a Reeleição

Pela participação dos que acompanham o Observador Político é possível constatar que o eleitor está impaciente. Quer saber como serão as eleições deste ano. Estranham o comportamento de possíveis candidatos, que evitam conversar sobre seus projetos políticos, sobretudo no que se refere à disputa ao governo do estado.

Certa vez, ouvi de Aluísio Alves que Geraldo Melo tinha uma característica que lhe havia garantido a vitória nas eleições de 1986, derrotando a poderosa estrutura instalada pelos Maia no Rio Grande do Norte. O que acontece, disse Aluísio, é que Geraldo trabalha seus projetos, desde o início alicerçando sua base, tijolo a tijolo, com tempo suficiente para evitar ou corrigir erros que possam surgir durante o percurso.

Voltando ao governo do estado, já são conhecidos  alguns candidatos ao Senado e a cargos de deputados estaduais e federais. Nada de concreto em relação ao governo do estado,. Até 31 de dezembro, a governadora Fátima Bezerra pilotava seu projeto de reeleição em “céu de brigadeiro.”

Em entrevista ao jornal deFato, a governadora  revelou algumas diretrizes de campanha. O mais importante em suas palavras é que decisão final passa por ela, ou seja, os radicais do partido terão que observar sua orientação.

Falou que queria contar com o apoio do presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Sousa (PSDB), mas admite dificuldades partidárias que podem comprometer a aliança. Os tucanos estão divididos, com uma parte apoiando e outra fazendo oposição ao seu governo, disse. Por outro lado, Ezequiel já declarou apoio ao ministro do governo Bolsonaro, Rogério Marinho, ao Senado, projeto incompatível com o da governadora. Reclamou do apoio de deputados estaduais ligados ao presidente da Assembleia que articularam a formação de uma CPI contra o governo estadual.

Sobre uma coligação com Carlos Eduardo, do PDT Fátima adianta que poderá ser em relação a uma candidatura ao Senado. A possibilidade de acordo com o MDB também é real, com o ex-senador Garibaldi Alves concorrendo ao Senado. Não falou em Walter Alves como companheiro de chapa, no cargo de vice-governador.

Apesar de elogiar o senador Jean Paul Prates e o vice-governador Antenor Roberto, ficou claro que os dois não deverão concorrer à reeleição. É preciso coligar com outros partidos para que o projeto seja vitorioso e a prioridade do PT é a reeleição de Fatima que, por sinal, será o único governador do PT a disputar reeleição. Toda e qualquer modificação na chapa majoritária, vice-governador ou senador, passa pelo crivo de Fátima Bezerra.

Fátima conversou, rapidamente, sobre possíveis diretrizes do que será a campanha o PT no Rio Grande do Norte, mas evitou falar sobre Mossoró. Talvez sua campanha esteja acima das lideranças locais.

Sobre a oposição, vamos ter que esperar mais um pouco, pois nada ainda está definido. Hoje pela manhã,  as mídias sociais registraram que o prefeito Álvaro Dias foi aplaudido efusivamente ao entrar em restaurante em Natal. Será que Álvaro se prepara para ser candidato a governador? Haverá pressão de outras lideranças para que assuma essa candidatura? Acredito que as respostas não tardarão em chegar. É preciso mais um pouco de paciência para que os fatos não sejam atropelados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes