“Lá se vão…”

Nós hoje nos reportamos a uma daquelas noites memoráveis dos anos 60 no Clube Ipiranga (hoje em dia chamado de Clube Aceu). Ilustrando essa seção uma foto pertencente aos arquivos implacáveis de Antônio de Pádua da Silva Cantídio “Coconha”. E foi ele mesmo quem nos relatou indicando nominalmente as presenças nessa espécie de mesa redonda da sociedade mossoroense. Vamos, então, nominá-los da esquerda para a direita: Levy, Nilo Queiroz, Willy Saldanha, professor Henrique Batista (que me ensinou francês e organizava as ordens unidas no Colégio Diocesano Santa Luzia); a Miss Paraíba e a seguir uma irmã desta; logo depois Rogério Queiroz; adiante o nosso considerado Antônio de Pádua da Silva Cantídio “Coconha” e ao fundo lá por trás de todos eles está “Chico de Lula”.E se o registro fotográfico é dos anos 60, então…lá se vão…maisde 50 anos no túnel do tempo da história mossoroense.

REITOR
A meta do reitor Pedro Fernandes, da Uern, ativando o Restaurante Popular no Campus Central tem uma razão de ser. Ele me diz que são quase 8 mil pessoas que passam por ali diariamente e não possuem uma alternativa de alimentação que caiba no seu orçamento de quem vive mediante uma bolsa de estudo no valor de 400 reais. É esse público que o reitor quer alcançar.

PREVIDÊNCIA
Previsão oficial de que daqui para o final deste ano será inaugurada a nova sede da Previdência Social em Mossoró, à rua Auta de Souza, no centro da cidade. Aquela sede havia sido construída em 1969 e agora passou por uma completa reforma e modernização. Informação de Francisco Ozimar da Silva.

CHUVAS
Ouvi no programa “Ponto por Ponto”, da Rádio Rural de Mossoró, o meteorologista Gilmar Bristot, da Emparn, sobre as perspectivas ou não de chuvas aqui no semi-árido no ano de 2016. Em resumo: Bristot transmitiu dados que são pouco animadores. Torçamos e rezemos que ele esteja equivocado.

ÁGUA
Segundo estudos dos meteorologistas, caso o ano de 2016 seja mais um período de escassez de chuvas os dois principais reservatórios do Estado (a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves e a Barragem de Santa Cruz, em Apodi) possuem água suficiente para atender a demanda potiguar no próximo ano.

POLÊMICA
Reacendeu a polêmica envolvendo a vereadora Izabel Montenegro e o Hospital Wilson Rosado. Agora, numa audiência pública na Câmara Municipal, Izabel acusou o referido hospital de ter se apropriado de uma área de terra por trás da sede da vice-prefeitura chamada de Casarão de Lili Duarte. Dirigentes do Hospital reagiram na hora.

CÂNCER
Uma advertência do médico urologista Hallysson Castro no “Observador Político”, neste Novembro Azul em que se deseja chamar a atenção para o câncer de próstata. O médico diz que de forma alguma o exame de sangue chamado de PSA livra o cidadão de fazer o toque retal para que tenha um diagnóstico mais seguro possível.