terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesJustiça mantém condenação de homem por homicídio culposo na direção de veículo

Justiça mantém condenação de homem por homicídio culposo na direção de veículo

Os desembargadores que integram a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça negaram, à unanimidade de votos recurso de apelação e mantiveram a condenação de um homem, por homicídio culposo, após acidente de trânsito no interior do Rio Grande do Norte.

 

O caso aconteceu em 30 de junho de 2022, por volta das 8 horas, nas proximidades do KM 62 da BR 226, no Município de Senador Elói de Souza. O acusado, que dirigia um carro, invadiu a faixa na contramão da via e colidiu com uma motocicleta. As vítimas foram arremessadas e o homem que estava pilotando veio a óbito, enquanto a passageira sofreu diversas lesões corporais.

 

Em recurso de apelação criminal, o réu alegou que agiu em estado de necessidade, argumentando que, para não bater no veículo que parou bruscamente em sua frente, desviou e acabou invadindo a outra faixa, colidindo frontalmente com a motocicleta. Fez o pedido também, entre outras alegações, de revisão da condenação e de substituição da pena privativa de liberdade por uma restritiva de direitos.

 

Entretanto, de acordo com uma testemunha que se encontrava no local do acidente, em uma motocicleta logo atrás, o réu encontrava-se desesperado, afirmando que não poderia ficar no local do crime pois iria ser preso em flagrante. Além disso, os policiais rodoviários federais esclareceram que a visibilidade da via se encontrava boa e confirmaram o fato do réu ter tentado evadir-se do local, sendo abordado pelas autoridades cerca de 150 metros de distância do local do crime.

 

Ao analisar o caso, o desembargador Glauber Rêgo afirmou que “não há como afastar a responsabilização criminal do réu pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor”, uma vez que haviam “outras formas de evitar o acidente, como dirigir com mais atenção e cuidado para garantir a segurança no trânsito, além de reduzir a velocidade do veículo”.
Diante disso, o provimento foi negado e a Justiça manteve a condenação ao cumprimento da pena de quatro anos e três meses de detenção, em regime semiaberto, bem como à suspensão da permissão para dirigir pelo período de três anos e nove meses, pela prática dos crimes de homicídio culposo e lesão corporal culposa, ambos na direção de veículo automotor, bem como o de fuga do local, todos presentes nos artigos 302, 303 e 305 do Código de Trânsito Brasileiro.
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes