sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesJornalista potiguar cego lança livro infantil com prefácio de Ivete Sangalo para...

Jornalista potiguar cego lança livro infantil com prefácio de Ivete Sangalo para desmistificar deficiências

O escritor e jornalista potiguar Fernando Campos lançou um livro infantil que conta a história de personagens com diferentes deficiências. O objetivo do escritor em “O Tesouro das Diferenças” foi desmistificar alguns dos estereótipos e mitos sobre as pessoas com deficiência, segundo ele.

 

Com prefácio da cantora Ivete Sangalo, a obra foi publicada pela Editora Letramento e teve eventos de lançamento em Natal e em São Paulo. Esse é o segundo livro de Fernando Campos, que já havia escrito Enxergando Além do Atlântico.

 

O escritor, que é cego, contou que a ideia surgiu por conta de uma rotina com o sobrinho de 4 anos para quem ele lê histórias para dormir.

 

“Eu comecei a pensar em trazer personagens diversos para as historinhas dele. Ele tem um tio [o próprio Fernando] que é cego, e eu queria mostrar para ele que isso é normal, que isso é saudável e que ser diferente é bonito, e está tudo bem, que o mundo é diverso”, contou.

 

“E eu acho que é melhor forma de levar isso para as crianças, é da forma lúdica, trazendo já nas historinhas que eles ouvem”, completou.

Ele disse que quando já tinha todas as histórias prontas na rotina com o sobrinho, surgiu a ideia do livro. As ilustrações do livro são do mineiro Alexandre Souza.

 

Contendo diversos contos, o livro aborda quatro personagens com deficiências diferentes. Fernando Campos contou que acredita que o propósito do livro é “muito necessário para os dias de hoje”.

 

“Trazer a representatividade para as crianças com deficiência, colocá-las no local de protagonista e mostrar para as crianças que não tem deficiência, justamente aquilo que eu tive a ideia de mostrar para o meu sobrinho, que seria diferente é normal, saudável e bonito”, disse.

 

Fernando Campos atua nas redes sociais

O jornalista potiguar possui mais de 500 mil seguidores nas redes sociais, onde também atua com discursos sobre inclusão e diversidade. Lá, também trata de rotina, limitações e como combater preconceitos que ele mesmo já experienciou.

 

“A importância é combater o capacitismo desde cedo, para que a gente construa indivíduos que respeitem a diversidade, que acreditem na inclusão, na capacidade de todos, que entendam que os corpos são diversos, que o mundo é diverso, e que cabe todo mundo no mundo”, disse Fernando.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes