Japonês da Federal é preso por facilitar contrabando na fronteira do Brasil com o Paraguai
O policial Newton Ishii, que ficou conhecido como o “Japonês da Federal” por conduzir presos da Operação Lava Jato, foi preso na tarde de terça-feira, 07 de junho, em Curitiba (PR). O agente foi condenado pelo crime de facilitação do contrabando na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
O mandado de prisão foi expedido pela Vara de Execução Penal da Justiça Federal, em Foz do Iguaçu, cidade onde fica a fronteira pela qual os agentes facilitavam a entrada de contrabando em solo brasileiro.
Newton Ishii foi condenado a quatro anos, dois meses e 21 dias e se apresentou espontaneamente à Superintendência da Polícia Federal de Curitiba quando soube do mandado de prisão.
A prisão do policial federal é resultado das investigações da Operação Sucuri, que descobriu envolvimento de agentes federais na entrada de contrabando do Paraguai no Brasil. O caso tramita sob segredo de Justiça.
Ao site G1, o advogado de Newton Ishii informou que o cliente já cumpriu quatro meses da pena e que deverá cumprir pena em regime semiaberto.