Ipanguaçu lidera ranking de transparência no RN

IPANGUAÇU – A transparência na destinação dos recursos públicos levou ao município de Ipanguaçu, localizado no interior do estado, a ocupar a primeira posição no ranking da transparência entre os 167 municípios do Rio Grande do Norte.

O município de pouco mais de 14 mil habitantes ficou à frente, ainda, do Governo do Estado. A classificação foi elaborada pelo Ministério Público Federal (MPF), que analisou 16 questões, sendo 14 delas baseada na lei de transparência e duas em boas práticas.

Para o prefeito Leonardo Oliveira, a divulgação dos dados do MPF fortalece o compromisso do poder público em manter a transparência na destinação dos recursos e assim atingir uma melhor pontuação frente aos outros municípios do país.

“Fomos o primeiro município do RN, com menos de 50 mil habitantes a adotar o portal da transparência, isso por acreditar que a sociedade tem que ter a sua disposição todas as informações sobre os gastos da administração”, frisa o gestor.

Ranking inclui performance de mais de 5 mil municípios

O Ranking Nacional da Transparência tem o objetivo de medir o grau de cumprimento da legislação e no combate à corrupção, a avaliação foi feita nos portais da transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros.

O grau de cumprimento por parte de municípios e estados vai de uma escala de zero a dez. O Índice Nacional de Transparência é de 3,92, o índice médio estadual é de 2,87. Ipanguaçu registrou a média de 7,9, ficando à frente do Governo do RN com 7,8 e as cidades de Assú, Natal, Parnamirim e Mossoró.

Em Ipanguaçu, os dados no portal da transparência são alimentados em tempo real pelos os mais diferentes setores da esfera pública, além do atendimento e o acesso às informações dos documentos públicos. Para ter acesso ao portal da transparência basta acessar: www. ipanguacu.rn. gov.br/portaldatransparencia.

O resultado do trabalho MPF pode ser conferido, em detalhes, por meio dos gráficos no endereço eletrônico www.combateacorrupcao.mpf.mp.br.