Intenção de Consumo das Famílias aumenta 1,6% em fevereiro

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) aumentou 1,6% este mês em comparação com janeiro deste ano. A elevação é reflexo da melhora nas expectativas dos consumidores para os próximos meses. Esta é a segunda vez que o índice melhora em 2016.

Embora a intenção de consumo tenha aumentado um pouco, no acumulado de um ano, a ICF registrou queda de 33,2% em todo o país. Numa escala de 0 a 200, que mede a pretensão de consumo, os brasileiros somaram 78,7 pontos, o que é considerado bastante baixo.

Para a pesquisa, foram ouvidos 18 mil entrevistados. Entre os integrantes do estudo, teve destaque a intenção de compra de bens duráveis, que apresentou aumento de 4,5% em relação a janeiro.

O único elemento que apresentou queda este mês foi a compra a prazo, com retração de 1,3% na comparação com janeiro, o que, de conforme explica a nota da CNC, deve-se à soma do encarecimento do crédito, ao alto nível de endividamento e ao aumento do desemprego.

Dividindo o grupo analisado por faixas de renda, as famílias que ganham mais de 10 salários mínimo apresentaram maior aumento na confiança, com intenção de consumo 2,3%. Por outro lado, as famílias com renda abaixo desse valor, maioria no estudo, apresentaram aumento de 1,5% na intenção de gastos. Na escala, as famílias mais ricas somaram 81,9 pontos e as com menos dinheiro acumularam 78,2 pontos, uma diferença de 3,7 pontos.