Intenção de compras para o Dia das Mães cai 1,8% em um ano

Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN), mostrou que 74,9% dos natalenses pretendem comprar pelo menos um presente neste Dia das Mães, comemorado no dia 8 de maio.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a intenção de compras caiu 1,8%. Na véspera do Dia das Mães de 2015, 76,7% dos entrevistados na capital potiguar pretendiam comprar presentes.

As equipes de pesquisa ouviram 601 pessoas das quatro zonas urbanas de Natal entre os dias 6 e 8 de abril.

O estudo apurou ainda a previsão de gasto médio de R$ 106,79 este ano, elemento que apresentou queda de 6,5% em relação ao ano de 2015, quando a intenção de gasto médio que foi de R$ 114,22.

Para comprar o presente, 26,1% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 50. Outros 44,6% dos consumidores pretendem desembolsar entre R$ 51 e R$ 100. Um grupo menor, de 10,9% dos entrevistados, deve gastar entre R$ 101 e R$ 200.

Entre os consumidores que não pretendem comprar presentes para ninguém neste Dia das Mães, 35,6% afirmaram não ter a quem presentear. Já 29,6% dos natalenses afirmaram não ter dinheiro. A distância do local onde mora a mãe foi o motivo eleito por 9,6% dos consumidores para não presenteá-la e outros 3,7% preferem poupar o dinheiro.

MAIORIA DOS CONSUMIDORES DEVEM PESQUISAR ANTES DE COMPRAR PRESENTES

Questionados sobre os preços dos produtos este ano, 76% dos natalenses acreditam que os itens na lista de compras para o Dia das Mães estarão mais caros em relação ao ano passado e, por isso, 74,8% dos consumidores afirmaram que irão pesquisar os valores antes de efetuarem a compra.

Mais de 69% dos entrevistados vão comprar apenas um presente. Já 25,2% pretendem comprar até dois produtos para presentear as mães. Somente 4,6% dos consumidores têm a intenção de comprar três presentes, enquanto 1,1% devem comprar quatro ou mais produtos.

Os itens mais apontados como preferidos para as compras são peças de vestuário, com 37,2% das respostas; itens de perfumes ou cosméticos, escolhidos por 28% dos entrevistados; e calçados e bolsas, escolha de 12,2% dos consumidores. Quase 10% das pessoas ouvidas na pesquisa ainda não sabem com o que vão presentear.

Na data, as mães continuam sendo as mais presenteadas, apontadas por 86,3% dos natalenses, seguida das sogras (15%), das esposas (13,7%), das amigas (5,4%) e das avós (2,2%).