Inscrições para a I Conferência Municipal LGBT encerram hoje

Encerram-se hoje as inscrições para participação na I Conferência Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) de Mossoró. O evento será realizado amanhã, a partir das 8h, na Escola de Artes de Mossoró. Interessados em se inscrever devem procurar as secretarias municipais de Cultura ou de Desenvolvimento Social e Juventude até as 13h.
“A Conferência vem sendo construída por diferentes grupos e coletivos. Será um evento histórico na cidade por reunir movimentos sociais e os poderes Executivo e Legislativo em torno do debate sobre políticas de enfrentamento à violência e garantia de direitos LGBT”, conta um dos organizadores da Conferência, Yure Costa.

De acordo com o organizador, um dos objetivos da Conferência será a implantação do Conselho Municipal LGBT, que irá mapear casos de violência e discriminação contra a população LGBT em Mossoró e planejar ações junto ao poder público para coibir tais ações criminosas. O evento também servirá para a escolha da delegação mossoroense para participar da Conferência estadual, em preparação para o encontro nacional.

Além dos coletivos e grupos defensores dos direitos LGBT, participam do evento a comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Mossoró, e representantes do Ministério Público (MP/RN) e da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM).

A Conferência conta ainda com a participação de professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e militantes que discutirão dados como o grande número de casos de violência contra a população LGBT no Brasil e no Nordeste, região com maior volume de casos de agressões contra o grupo no país.

PROGRAMAÇÃO
Na programação, estão previstos debates em diferentes temáticas, além de exibição de filmes. Das 8h às 13h 30, será feito o credenciamento dos participantes. Já no período das 8h às 9h acontece o Cine DêBandeira + Mov. Lesbi, com exibição de filme que aborda a temática LGBT. Às 10h30, tem início a roda de diálogo sobre ativismo LGBT.

As atividades retomam às 13h30 com mística de acolhida, seguida por intervenção antes da mesa de abertura e boas vindas, às 13h50. As mesas de debate têm início às 15h30, divididas em três áreas: MESA 1 – Questões de gênero e sexualidade: poder e resistência; MESA 2 – Políticas públicas no enfrentamento as violências contra pessoas LGBT, e; MESA 3 – Políticas de promoção da equidade em saúde integral LGBT.

No final da tarde, às 17h, será servido coquetel aos participantes e às 17h30 tem início cinco Grupos de Trabalhos (GTs): GT01- Educação, Enfrentamento ao Sexismo e ao Machismo; GT02 – Saúde Integral LGBT; GT03 – Enfrentamento ao Racismo e a Promoção da Igualdade Racial, Políticas de Juventude e de Recorte Intergeracional; GT04 – Direitos da População LGBT, Direitos Humanos, Sistema de Justiça, Segurança Pública e Combate à Violência, e; GT05 – Cultura, Comunicação Social, Turismo e Esporte.

O evento será encerrado às 19h com plenária de apresentação e aprovação das propostas discutidas nos GTs e plenária final às 20h30, com a escolha dos delegados e delegadas para Conferencia Estadual LGBT.