Todo o território do Rio Grande do Norte está sob alerta de chuvas intensas a partir desta quarta-feira. O aviso, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), classifica a situação como “Perigo Potencial” (bandeira amarela) e tem validade até as 10h do próximo sábado, dia 7 de fevereiro.
De acordo com o órgão, a previsão indica um acumulado de chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir os 50 mm em um único dia. Além da precipitação, há risco de ventos intensos, com rajadas que podem variar entre 40 e 60 km/h. Apesar do cenário, o Inmet avalia como baixos os riscos de alagamentos, quedas de galhos de árvores ou interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Cuidados necessários Embora o risco de grandes desastres seja considerado baixo, as autoridades recomendam cautela. Durante rajadas de vento, a orientação é evitar o abrigo sob árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Dentro de casa, o ideal é evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
Em casos de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.




