Inferno

O trânsito no Centro de Mossoró é a imagem do pior dos círculos infernais descritos por Dante Alighieri na Divina Comédia, nestes dias que antecedem o Natal. Como se não bastasse a quantidade de carros e motos, motoristas egocêntricos estacionam seus veículos em filas duplas, motoqueiros costuram o engarrafamento e pedestres atravessam em lugares e momentos arriscados. No meio do caos, vale a regra do salve-se quem puder, pois não se vê nem o azul de um guarda de trânsito.

Dívida
A Dívida Pública Federal (DPF) subiu de R$ 2,646 para R$ 2,716 trilhões em novembro, conforme a União.

Mídia
A assessoria da Assembleia Legislativa divulga que o presidente Ezequiel Ferreira recebeu “os diretores dos jornais impressos, rádios, televisões e portais do Rio Grande do Norte”. Na foto e no texto, apenas representantes de empesas natalenses, como se o nosso “paquiderme gigante”, na poética de Crispiniano Neto, fosse apenas um “ó” sem cabeça.

Supermercados
Vendas caíram 7,13% em 2015.

Ontem
Cinquenta anos do lançamento do filme Doutor Jivago, inspirado na obra de Boris Pasternack. Assisti na adolescência e quase morro de paixão por Julie Christie (Lara). Acho que vou assistir novamente.

Sátiro
Eriberto Monteiro, Glorinha Gurgel e Luiz Benício lançarão dia 27, após a missa das 7h00min na Capela de São Vicente, celebrada pelo padre Charles Lamartine, uma revista poética alusiva aos 61 anos de ordenação do padre Sátiro Cavalcanti Dantas e aos seus 56 à frente daquele santuário. A renda será revertida para a construção do centro de evangelização Madre Maria Cecília, do mosteiro Santa Clara.

Microcefalia
Já são 2.782 casos suspeitos no Brasil.

África
Mais de duas mil escolas fechadas e cerca de um milhão de crianças sem educação na Nigéria, em Camarões, no Chade e Níger em consequência dos ataques e ameaças do Boko Haram. Em um ano, o grupo matou 17 mil pessoas e aumentou em 2,6 milhões a massa de refugiados no mundo, mas, ao que parece, o terrorismo só nos apavora quando atinge as nações ricas.

Fantástico
Acredito em Papai-Noel, mula sem cabeça, saci-pererê, caipora, curupira, batatão e portal da transparência. No realismo fantástico do País de Mossoró, tudo é possível.

Careca
A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos divulgou nota informando que as vendas de pneus para o setor automotivo caíram 49,5%.

Maconha

O juiz da 43ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, Rubens Roberto Rebello Casara, absolveu um homem preso em flagrante com 19 pés robustos e 45 mudas de maconha. Segundo ele, apesar da quantidade, não havia provas de que a produção se destinava ao tráfico. Além disso, diz o magistrado, é desproporcional prender quem foge dos riscos da “indústria da ilegalidade”, cultivando a substância que pretende usar.