domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioBrasilImprensa europeia avalia que houve empate no debate entre Lula e Bolsonaro

Imprensa europeia avalia que houve empate no debate entre Lula e Bolsonaro

Para o jornal francês Le Monde, o formato do encontro foi “teatral” e não houve um vencedor definido. Havia a expectativa de um confronto violento. Os dois candidatos trocaram de fato acusações. Mas ao término de duas horas em que falaram de pandemia, Amazônia, pobreza, corrupção e futuro da Petrobras, o tom entre Bolsonaro e Lula até que foi “cordial”, conclui o Le Monde.

A rádio France Info concorda que houve menos insultos entre um e outro do que se temia, e avalia que o debate não ajudou os eleitores indecisos a optar por um ou outro concorrente, “por não ter havido debate sobre programa de governo”.

O britânico The Guardian destaca as mesmas frases de acusações que o francês Le Monde. Lula chamou Bolsonaro de “rei das notícias falsas e da estupidez” e de “pequeno ditador”, enquanto o atual presidente revidou para o petista com “mentiroso” e motivo de “vergonha nacional”, relatam os dois grandes jornais europeus. Lula ainda é o favorito para vencer, mas o desempenho de Bolsonaro melhor do que o esperado aponta que a eleição continuará provavelmente tensa até o anúncio dos resultados em 30 de outubro, observa o diário britânico.

Vantagem para Lula? 

Na Espanha, El País diz que “a pandemia e a corrupção estiveram no centro de um debate civilizado entre Lula e Bolsonaro”. Para o jornal espanhol, não houve um vencedor, uma vez que nenhum dos dois cometeu um erro grave nem conseguiu se impor de forma destacada. O cara a cara terminou empatado, conclui El País.

Diário de Notícias, em Portugal, resume a avaliação dos colunistas brasileiros. “Segundo a maioria dos analistas, Lula dominou quando o tema foi saúde e economia, mas perdeu a partir do momento em que Bolsonaro encaminhou a discussão para a corrupção”. Com isso, o resultado foi um empate, o que beneficia Lula, mais votado no primeiro turno e na liderança das sondagens, nota o jornal português.

O site alemão Der Spiegel diz que os dois candidatos trocaram acusações “sujas”. Ironicamente, a publicação diz que “Lula e Bolsonaro nunca se tornarão amigos nesta vida”, devido à diferença de visão que os dois concorrentes têm em relação a todos os assuntos abordados no duelo na TV.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes