Igreja celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida

Considerada pela Igreja Católica uma data propícia para a oração e renovação espiritual, o dia 12 de outubro, dia em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, será marcado por celebrações em diversas paróquias da diocese.

O título de nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida é consequência da forma como pescadores encontraram a sua imagem em um rio e montaram sua capela, que hoje localiza-se o Santuário de Aparecida, no estado de São Paulo.

Em 1717, em Guaratinguetá (SP), pescadores da região, querendo agradar o conde de Assumar, dom Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, queriam oferecer-lhe o melhor pescado.

Após várias tentativas frustradas, eles lançaram a rede nas águas e apanharam uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em outra tentativa encontraram a cabeça da imagem. Depois de envolverem a santa em um lenço, os peixes apareceram em abundância.

Com esse primeiro “milagre”, a santa passou a ser motivo de devoção do povoado. Com o tempo, a fama foi se espalhando e a devoção foi crescendo. A capela construída para a imagem ficou pequena para os romeiros que procuravam a santa. Foi assim, que em 1834 a humilde capela deu lugar a uma igreja maior para acomodar e receber os fiéis.

No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor, sagrada a 5 de setembro de 1909. Atualmente, a igreja de Nossa Senhora Aparecida é um dos maiores templos religiosos do país.

Nossa Senhora foi proclamada padroeira oficial do Brasil em 1929, por determinação do papa Pio XI. Já o feriado do dia 12 de outubro foi decretado oficialmente em 30 de junho de 1980, através da Lei nº 6.802.

Festejos de Nossa Senhora Aparecida se encerram amanhã no conjunto Redenção

Com o tema “Nossa Senhora Aparecida, Rainha da Paz!” e o lema “O amor é a nossa missão”, os festejos alusivos à padroeira do Brasil se encerram amanhã no conjunto Redenção.

A programação foi iniciada no último dia 7 com a Noite Mariana e contou com vários segmentos da Igreja como os grupos da Legião de Maria, Terço dos Homens, Apostolado de Mãe Rainha e Consagrados Totus Tuus.

Hoje acontece a Noite Bíblica: A Sagrada Escritura é a fonte de sabedoria, com os noiteiros folcolares e comunidades e amanhã, já nas primeiras horas do dia, com uma alvorada às 5 horas, serão iniciadas os preparativos para o encerramento da festa.

Às 6h acontece o Ofício da Imaculada Conceição e às 6h30 será servido um café da manhã. Às 7h será iniciada uma manhã recreativa com as crianças da comunidade e a partir das 17h começa a procissão pelas ruas do bairro, culminando com a missa de encerramento.

Para Márcia Fonseca, residente no conjunto Redenção, o momento é de muita celebração e alegria com os festejos de Nossa Senhora Aparecida: “O conjunto fica em festa e muitos fiéis de outros recantos da cidade também vêm acompanhar as celebrações. É um momento de muita alegria e de união. Nós sentimos isto. É algo que emociona mesmo.”