Idema firma parceria com município de Ipueira para agilizar Cadastro Ambiental Rural

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), por meio da coordenadoria de gestão ambiental, firmou parceria com o município de Ipueira, na região seridó do Estado para inscrever proprietários rurais de agricultura familiar no Cadastro Ambiental Rural (CAR).Para isso, um técnico do Idema está no município inscrevendo as comunidades rurais.

“Os gestores de Ipueira foram muito receptivos com a nossa equipe e a parceria deu certo. Em uma semana conseguimos cadastrar dezenas de pessoas e capacitar servidores que continuarão ajudando os donos das áreas rurais com o cadastro”, afirmou Marlon Campos Coêlho, técnico do Idema.

O CAR é um registro eletrônico, criado pelo Ministério do Meio Ambiente, que pretende cadastrar mais de 5,2 milhões de imóveis rurais em todo o Brasil. O cadastro busca integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

No Rio Grande do Norte, mais de 3 mil propriedades já foram cadastradas. No início do ano eram apenas 434.

“Intensificamos os trabalhos, realizamos oficinas no interior do Estado para orientar os proprietários rurais quanto ao registro no CAR e continuamos atuando para cadastrar o maior número de propriedades possível até o prazo máximo dado pelo Ministério do Meio Ambiente, que é maio de 2016. Alcançamos 27,8% da área cadastrável do Estado e pretendemos ampliar esse trabalho que está sendo feito em Ipueira para outros municípios”, ressaltou Larissa Santos, coordenadora de Gestão Ambiental e do CAR no RN.

Para o produtor rural, os benefícios da regularização no CAR são a comprovação de regularidade ambiental, segurança jurídica, acesso a crédito, acesso aos programas de regularização ambiental e instrumento para planejamento do imóvel rural. Para o governo federal, representa a consolidação de informações ambientais do território nacional.