Guerra contra a microcefalia

Diante da situação epidemiológica que o Estado do Rio Grande do Norte vivencia em relação ao aumento do número de casos de crianças com microcefalia e malformação congênita, a Subcoordenadoria de Ações de Saúde – SUAS, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), expediu Nota Técnica orientando os profissionais que atuam na Atenção Básica para o reforço na atenção aos cuidados com a gestante e o recém-nascido (RN), e chamando a atenção para a vigilância dos fatores de risco sanitários e associados à gravidez. A SUAS relacionou treze importantes fatores que vão contribuir diretamente para as ações de prevenção e controle vetorial nos municípios do Rio Grande do Norte. É preciso uma atenção especial com o caso, principalmente quem está em situação de risco. As recomendações vão desde as notificações dos casos até os procedimentos que devem ser efetuados para casos identificados. A SUAS ainda informa que os casos já diagnosticados por ocasião do nascimento deverão ser referenciados e acompanhados pelo Departamento de Pediatria do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). As crianças devem ter assegurado o acompanhamento pela equipe da Atenção Básica.

Boletim
O Ministério da Saúde divulga hoje o quarto Boletim Epidemiológico, com números atualizados de casos de microcefalia, e de investigação das causas. Na ocasião, o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, irá falar sobre o novo protocolo de microcefalia. O documento será lançado para os profissionais de saúde de todo o país.

Retomada
O sistema adutor Manoel Torres voltou a funcionar no último final de semana, tirando da situação de colapso duas cidades da região Seridó. Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas saem da lista de cidades em colapso, depois da abertura das comportas do Complexo Curemas-Mãe D’Água, autorizada pela Agência Nacional de Águas alimentando o rio Piranhas.

Sem água
Em Mossoró, alguns bairros ainda sofriam ontem com a falta do líquido precioso. O drama da falta d’água que afeta parte dos municípios da região assombra a segunda maior cidade do Estado. Mesmo que provocada por falha técnica, a falta d’água leva a um cenário de preocupação que pode se agravar em 2016.

Reflexões
Na noite de hoje o Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas promoverá uma solenidade para agradecer pelos 61 anos de ordenação sacerdotal. Na oportunidade também será lançado o livro Reflexões – Programas da FM Educativa Santa Clara, de sua autoria. O evento será no Colégio Diocesano, a partir das 19h30.

Coleguinhas
Falta pouco para que a dupla Simone e Simária aterrisse no palco da Villa do Vaqueiro para comandar a noite mais animada do mês de dezembro em Mossoró. Na próxima sexta-feira as coleguinhas chegarão a Mossoró com um repertório especial para essa noite que promete ser de muita animação.

Atrações
No ritmo do sertanejo, a dupla Matheus e Kauan estará também marcando presença na casa de show do Porcino Park Center. A noite conta ainda com a prata da casa, a dupla Aline e Dayvid. Mais uma festa de sucesso garantido com a assinatura da Gondim & Garcia Produções. As senhas estão à venda no Centro Empresarial Caiçara. Informações (84) 3316-5366.