Grande mobilização contra a dengue é iniciada

A 4ª Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap) e o 1º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó, deram início ontem a um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti.

O objetivo é educar e instruir a população em ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, para que os domicílios não sejam ambientes para sua proliferação. A ação contou com a participação de agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e demais profissionais que compõem o quadro municipal e estadual de saúde.

Do Exército, somaram forças quarenta homens, instruídos pelas equipes de endemias, para realizar ações de campo. Ao todo, cerca de sessenta pessoas participaram do mutirão.

De acordo com Francielle Lopes, diretora da 4ª Ursap, as equipes fizeram inspeção nos domicílios munidos de todos os seus equipamentos necessários. Durante a ação, os agentes de endemias aplicaram larvicida e distribuíram peixinhos nos reservatórios de água que continham larvas, mediante inspeção prévia.

A ação se iniciou pelos bairros Walfredo Gurgel, onde há maior índice de infestação predial do município, e Frei Damião. Segundo Francielle Lopes, o mutirão vai atingir toda Caicó de forma sistemática.

“A gente espera com a ação de hoje disseminar a informação e conscientizar a população sobre a necessidade de sermos vigilantes nas nossas casas. Esperamos que esse trabalho multiplicador tenha um efeito bem positivo”, afirmou, lembrando que hoje foi apenas o início do mutirão.