Programa do Leite aumenta quantidade de fornecedores em 11,8 vezes
O Governo do RN, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN), selecionou 2.256 produtores aptos a fornecer leite para o Programa Leite Potiguar (PLP). O número de criadores aprovados no projeto em 2016 representa aumento de 1.181%, ou aumento de 11,8 vezes, em relação à quantidade de produtores beneficiados no ano de 2015, quando apenas 176 criadores forneciam leite para o programa em todo o Estado.
“Com o novo decreto, foi multiplicado por 13 o número de fornecedores, o que contribui para dinamizar a economia local. Com o Programa Leite Potiguar, o Rio Grande do Norte é protagonista na execução de políticas públicas de inclusão econômica da agricultura familiar, uma orientação do governador Robinson Faria”, declara o diretor geral da Emater-RN, Cesar Oliveira.
Dos produtores beneficiados pela compra do leite, 1.963 são da agricultura familiar, grupo que representa 87,1% dos criadores, e serão responsáveis pelo fornecimento de até 89.793 litros de leite bovino e 4.725 litros de leite caprino. Já os 293 produtores de médio e grande porte criadores aprovados no PLP somem 12,9% dos fornecedores e deverão fornecer 47.076 litros de leite bovino e 850 litros de leite caprino.
A região com o maior número de produtores no programa do leite é a do município de Assu, com 486 criadores, e, em seguida, vem a região de Currais Novos, com 475 fornecedores aptos.
Em todo o RN, 80 mil famílias de baixa renda devem receber leite do programa e devem ser investidos mais de R$ 50 milhões durante o ano pelo Governo do Estado. Além do pagamento pelo leite, os produtores interessados receberão ainda orientação de técnicos da Emater para encaminhamento de pedidos de crédito para custeio aos bancos.