Governadores do Nordeste pedem ajuda à China para combater coronavírus

Em meio à crise diplomática entre Brasil e China, por conta dos posts do filho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, no Twitter (leia mais aqui), os governadores do Nordeste enviaram ontem (20) uma carta à embaixada chinesa no país pedindo ajuda no combate ao coronavírus. Além de filho do presidente Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro é o presidente da Comissão de Relações Exterirores da Câmara dos Deputados.

Representando os governadores da região, a carta foi assinada pelo governador Rui Costa (PT) e endereçada ao embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming.

A ajuda solicitada pelo Consórcio Nordeste incljui o envio de materiais médicos, de insumos e de equipamentos que possam “nos ajudar a combater o flagelo que estamos enfrentando”. Rui destaca, no documento, a necessidade de leitos de UTI e de respiradores, “pois as projeções de enfermos indicam que haverá um déficit deste equipamento do momento do pico da epidemia”.

“Colocamo-nos à disposição de vocês para quaisquer esclarecimentos que sejam necessários e queremos, desde já, reafirmar nossa admiração pela forma como o povo chinês enfrentou a epidemia e pela imensa amizade que une os nossos povos”.