Francinaldo Rafael – Transtornos obsessivos

Conforme relato do psiquiatra Dr. Jorge Andréa dos Santos, membro da Associação Médico-Espírita do Brasil, “o psiquismo humano está sujeito a interações cada vez mais intensas. Como nossa vida mental será resultado de muitas etapas (reencarnações), as ligações apresentam profundas relações não só com os fatores e experiências presentes, mas também com as fontes e registros de todo o nosso passado”.

A Doutrina Espírita trata do tema obsessão de forma didática, que torna compreensível o processo da influência espiritual do ser desencanado no psiquismo do encarnado. Vejamos então: a obsessão simples é observada quando há pouca interferência espiritual nas correntes mentais do atingido; a obsessão-fascinação é um processo mais grave, no qual as ondas do emissor são recepcionadas e assentadas na mente receptora, fazendo parte da estrutura do pensamento. O indivíduo fica como que totalmente envolvido pelas sugestões do Espírito obsessor e passa a não distinguir mais o certo do errado. Já a obsessão-subjugação traduz um bloqueio intenso da vontade, as resoluções do psiquismo estarão subordinadas ao jugo das ondas emitidas pela entidade,  que passa a comandar de modo integral o obsidiado. Influências de Espíritos rancorosos podem levar suas vítimas a de alguma forma afastarem-se das possibilidades de serem ajudadas, só pelo prazer da vingança ou sede de destruição.

O Espírito Joanna de Ângelis, através da psicografia de Divaldo Franco, nos alerta que “favorecendo o otimismo, este produz a vitalização dos centros do equilíbrio psicofísico, reabastecendo  de  energias compatíveis as engrenagens eletromagnéticas do campo mental, vitalizando os fulcros debilitados da fomentação de forças mantenedoras da vida.”

Jesus na condição de Terapeuta Divino, prescreveu contra os flagelos da obsessão: “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação”. Advertiu também: “Fazer ao próximo somente o que desejar que este lhe faça.”Agindo desta forma, estaremos desfazendo os laços de animosidades que ainda encontram-se fixados em muitos de nós e despertando para o bem e para a felicidade.