Força Nacional deixa apenas peritos e policiais civis no RN

Bombeiros e Policiais Militares (PMs) da Força Nacional estão deixando o Rio Grande do Norte temporariamente para atuar na segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, além do revezamento da tocha olímpica pelo país. A informação foi confirmada Ministério da Justiça na quarta-feira, 04 de maio. No entanto, peritos, papiloscopistas e policiais civis da Força Nacional permanecerão no RN.

“As operações foram intensificadas, no fortalecimento do trabalho de salvamentos aquáticos e segurança externa de unidades penais, por bombeiros e policiais militares da Força Nacional, que agora se deslocam para outras ações. Da mesma forma ocorreu a atividade de perícia e de investigações de homicídios, com peritos, papiloscopistas e policiais civis da Força Nacional, que seguem apoiando os órgãos locais do Rio Grande do Norte”, informou o Ministério em Nota.

No últimos dois anos, profissionais de perícia e policiais da Força Nacional têm atuado no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e na Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom) em Natal.

Já os policiais e bombeiros estavam ajudando na segurança externa da Penitenciária de Alcaçuz, maior unidade prisional do RN. Desde que começou a atuar no Estado, a Força Nacional conseguiu evitar várias fugas e capturar detentos que tentavam escapar.

A Força Nacional não informou quantos homens devem deixar o Estado e nem se a realocação dos bombeiros e PMs será total ou parcial. Mesmo que temporária, a saída desses profissionais do Estado preocupa os potiguares, sobretudo em relação às fugas da Penitenciária de Alcaçuz.