Festa de Santa Luzia pretende atrair 150 mil fiéis durante a programação

Começa hoje a Festa de Santa Luzia, que deve atrair milhares de turistas para Mossoró até o dia 13 deste mês, dia da padroeira de Mossoró. Às 19h30, na Catedral de Santa Luzia, tem início o cerimonial de abertura da festa, com hasteamento das bandeiras e fala das autoridades, seguido por show da cantora Maria do Rosário, do canal Rede Século 21.

“Para nós é um orgulho participar de mais uma edição da Festa de Santa Luzia, um momento de devoção e agradecimento pelas bênçãos alcançadas. Este ano, são mais de 500 pessoas trabalhando na organização da festa e da procissão, que deve atrair uma média de 150 mil pessoas”, disse um dos organizadores da Festa de Santa Luzia, Fabrício Brito.

O trajeto da procissão de Santa Luzia passou por mudanças este ano. Partirá da Matriz de Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Abolição II, rumo à Catedral de Santa Luzia, no centro da cidade.

A edição 2015 da Festa de Santa Luzia tem como tema “Em Luzia a Luz de Jesus”. O lançamento da festa foi realizado no mês de outubro em frente ao Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV) e à Associação do Deficiente Visual de Mossoró (ADVM), duas entidades que prestam assistência jurídica, atendimento médico e aulas a uma média de 100 pessoas com baixa visão e cegueira completa no município.

Nas ruas no entorno da Catedral já é possível encontrar barracas de venda de produtos religiosos e comida. Entretanto, Fabrício Brito conta que a quantidade de barracas deve aumentar após o dia 8 deste mês, quando chega ao fim a festa da padroeira da cidade de Pau dos Ferros.

O organizador conta que ainda há vagas para montagem de barracas durante a festa e interessados em reservar espaço devem procurar a Casa Paroquial, na avenida Dix-sept Rosado, ao lado do banco Bradesco, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

“Cidade de luz” terá shows culturais todos os dias

Fabrício Brito aponta como uma das novidades da Festa de Santa Luzia deste ano a consolidação do espaço “Cidade de Luz”, onde artistas locais se apresentarão a partir de amanhã até o dia 12, véspera do dia da padroeira dos olhos. O organizador explica que passarão pelo palco três atrações por dia durante a semana, aumentando para quatro artistas ou grupos nos finais de semana.

“Todos os artistas vão se apresentar gratuitamente, o que mostra a força da fé em Santa Luzia. Será um espaço de louvor e entretenimento para toda a família que queremos consolidar como parte da festa a partir deste ano”, declara.

As festividades à santa protetora da visão contarão com a participação de dois padres guardiões dos restos mortais de Santa Luzia, na Itália. Os religiosos chegaram na terça-feira, 1º, ao município, em sua primeira visita ao Brasil, e permanecerão acompanhando as celebrações à padroeira, missas e novenas até o dia 17 de dezembro.