terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesFELIPE VI CONFIRMA: JUAN CARLOS ESTÁ NOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

FELIPE VI CONFIRMA: JUAN CARLOS ESTÁ NOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Era o segredo mais bem guardado e também a informação que os espanhóis mais reclamavam: para onde tinha ido Juan Carlos depois de ter anunciado que abandonava Espanha no dia 3 de agosto? Nesta segunda-feira, e após duas semana de silêncio sobre o assunto, foi a própria Casa do Rei que confirmou o destino de Juan Carlos: Emirados Árabes Unidos.

Tanto o rei Felipe VI como o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, conheciam o paradeiro de Juan Carlos., mas foram necessários 15 dias de insistentes perguntas e inúmeras especulações – Cascais, Azeitão e República Dominicana, além dos próprios Emirados Árabes Unidos – para que chegasse a confirmação. Segundo o El Mundo, só agora o rei emérito deu autorização para que se conhecesse o local onde se encontra.

Se este será o destino final de Juan Carlos é algo que ainda não se sabe. A amigos próximos o rei emérito terá dito que este é um “parêntesis”, não umas férias. A outros, que vêm sendo citados na imprensa espanhola, terá dito que poderia voltar a Espanha em setembro.

Segundo o El Mundo, o rei emérito passou o último domingo em Espanha com amigos na localidade galega de Sanxenxo e partiu de Vigo para Abu Dhabi num voo privado que não se sabe quem pagou, salienta o El País. A missiva em que declarava querer servir Espanha e por isso tomava a decisão de deixar o país foi conhecida na segunda-feira, dia 3, ao início da tarde.

Apesar de Juan Carlos assumir a responsabilidade, a decisão foi o resultado de um acordo com o filho, o rei Felipe VI, para estancar os danos colaterais que sucessivas notícias em torno dos seus milhões depositados na Suíça e de origem problemática podem causar à coroa espanhola. Em março, Felipe VI já tinha declarado publicamente que deixava de ser herdeiro das contas suíças do pai e anunciava que o Estado espanhol deixava de destinar uma parte do orçamento a Juan Carlos.

A ex-amante do rei emérito, que é investigada na Suíça por fraude fiscal e branqueamento de capitais, disse aos procuradores que o anterior soberano de Espanha lhe ofereceu 65 milhões de euros “por gratidão e amor”. A origem do valor é desconhecida, mas especula-se que terá sido pago pela Arábia Saudita depois de Juan Carlos ter intermediado um negócio com empresas espanholas para a construção do comboio de alta velocidade entre Meca e Medina.

Juan Carlos tem uma estreia amizade com príncipe herdeiro de Abu Dhabi, realça o El País. A última vez que o antigo rei de Espanha esteve no país foi em novembro de 2019, para assistir a um grande prémio de Fórmula 1. A relação com os emirados estende-se ao xeque do Dubai, Mohammed bin Rashid, que lhe ofereceu dois Ferraris, em 2011, que foram  entregues ao Património Nacional.

Felipe VI e Letizia, assim como as filhas, Leonor e Sofia, estiveram de férias em Maiorca, e passearam pelas várias ilhas baleares concluindo a digressão que os levou por todas as províncias de Espanha após a pandemia.

Tanto a notícia da saída de Juan Carlos como a confirmação do destino do rei emérito foram dadas a conhecer quando o atual soberano não tem marcados atos oficiais (com a presença de jornalistas). A família regressa nesta terça-feira a Madrid. Em Palma, no Palácio Marivent, ficará a rainha Sofia que neste ano mal se deixou ver em eventos públicos e que ficará em Espanha, apesar da decisão do marido.

Diário de Notícias, Lisboa, Portugal

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes