Feira do Livro de Mossoró traz mostra de charges potiguares

Além de exposição de livros e apresentações culturais, a 11ª Feira do Livro de Mossoró (FLM) traz ao público exposição de charges potiguares, muitas veiculadas em veículos de comunicação como o jornal O Mossoroense. As charges de cartunistas como Brum, Ivan Cabral, Laércio Eugênio, Evaldo Oliveira e Túlio Ratto estão expostas no pavilhão da Expocenter das 9h até o final da feira. A mostra possui ainda artes do jornalista e chargista Edmar Viana, morto em 2008.

“A participação na Feira do Livro é mais um meio de divulgar a arte potiguar, uma oportunidade de acesso ao público que não vê as charges nos jornais. A exposição funciona também como uma homenagem a Edmar Viana e, para mim, é um orgulho poder participar desse momento”, afirma o cartunista Laércio Eugênio.

O cartunista conta que a mostra de charges já passou pela Feira de Livros e Quadrinhos (FLiQ) em Natal este ano. As peças expostas abordam diversos temas como a corrupção na Petrobras, a crise pela qual passou a obstetrícia em Mossoró e o ataque ao jornal francês “Charlie Hebdo”, em Paris, no começo deste ano.

“Prefiro fazer charges críticas, para reflexão sobre os problemas sociais. O desenho chama a atenção dos leitores e é uma forma de expressar também humor, comoção, tudo numa linguagem acessível a crianças e adultos”, disse Laércio Eugênio.

Outra opção aos visitantes da Feira é o estande da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), onde estão expostas plantas e ainda fotografias que retratam a história da instituição.

Participação de mulheres no cordel é tema de debate

Hoje, às 19h, o escritor Gutenberg Costa lança o livro “A presença feminina na Literatura de cordel do RN”, no estande da Livraria Nobel. O autor discute com o público o papel feminino na construção da expressão cultural característica do Nordeste.

O segmento que ganhou o mundo com nomes masculinos, como Antônio Francisco, atrai cada vez mais o público feminino.

Escritores fazem bate-papo sobre livros de família

À noite, o bate-papo da Feira do Livro será sobre genealogia e livros de família, temática abordada por Marcos Pintos e Tarcísio Gurgel.

O debate terá início às 18h15, no Palco Estação das Estrelas.

Também no espaço, haverá homenagens a estidades mossoroenses como a Academia Feminina de Letras e o Museu do Sertão. A cerimônia de homenagem será comandada pelo escritor João Almino.

PROGRAMAÇÃO DA FEIRA DO LIVRO

PAVILHÃO
9h até o final do dia – Exposição “Charges do RN”;
16h – Lançamento do livro “Memória x Patrimônio Histórico”, de Margarida Fernandes Mendonça – no estande da EdUFERSA;
17h – Lançamento do livro “Escritos Antropofágicos – aproximações entre direito, cultura e informação”, de Rodrigo de Almeida Leite e Mário Sérgio F. Maia – no estande da EdUFERSA;
19h – A presença feminina na Literatura de cordel do RN, de Gutenberg Costa, estande da Livraria Nobel;
19h – Lançamento do livro A presença feminina na Literatura de cordel do RN, de Gutenberg Costa, no estande da Livraria Nobel
19h – Lançamento do livro “Gente da Maré: Aspectos ecológicos e socioeconômicos da mariscagem no Nordeste brasileiro”, de Gustavo Henrique Gonzaga da Silva – no estande da EdUFERSA

PALCO ESTAÇÃO DAS LETRAS
17h – Apresentação cultural: Buihú e as malas que contam e cantam histórias – participação de Diego Aventura e Demmy Gonzaga;
18h15 – Bate-papo: Genealogia e livros de família, com Marcos Pinto e Tarcísio Gurgel;
19h15 – Cerimônia de homenagens das entidades mossoroenses com o escritor João Almino, com a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense, Prefeitura de Mossoró, Câmara de Vereadores e Museu do Sertão;
19h45 – Bate-papo: O Escritor Viajante: Enigmas da Primavera e o Quinteto de Brasília, com João Almino e David Leite;
21h – Lançamento do Livro: Enigmas da Primavera, de João Almino