Falta de servidores faz Central do Cidadão reduzir atendimentos pela metade
Aqueles que precisam retirar documentos ou solicitar segunda via em Mossoró têm de enfrentar filas na madrugada para conseguir uma das escassas fichas de atendimento. Com apenas três funcionárias dedicadas à emissão de RG, a Central do Cidadão reduziu o expediente para somente o período da manhã, das 7h às 12h, e cortou pela metade a quantidade de atendimentos para o documento.
Devido à insuficiência de servidores disponíveis, na Central do Cidadão, por dia, são distribuídas apenas 80 fichas para emissão de RG para a população de Mossoró e região Oeste, metade do que o órgão dispunha e considerado mínimo suficiente pela gerente do órgão no município, Ariane Machado.
“O número de fichas de atendimento é limitado porque temos apenas três funcionários para o cadastro e confecção do RG. Nós chegamos a contar com cinco servidores, aí ampliamos o número de fichas para 160, sendo 110 pela manhã e 50 à tarde, mas uma das servidoras foi transferida para a Central de Apodi e a outra está de licença”, explica a diretora da Central do Cidadão de Mossoró.
Por dia, informa a diretora, são distribuídas somente 20 fichas para emissão da primeira via da certeira de identidade, mais 40 para segundas e terceiras vias e outras 40 para atendimentos prioritários (idosos, deficientes, grávidas etc). Por causa do número reduzido de fichas, muitas pessoas passam a madrugada na fila.
“Tem pessoas que chegam aqui antes das 4h da manhã. Já debatemos esse problema com o Ministério Público e aguardamos que, até o final deste mês de maio, seja feito um levantamento em todas as Centrais do Cidadão do RN para ver se há como transferir servidores de outras cidades para a unidade de Mossoró”, afirma Ariane Machado.
Uma das propostas para acabar com as filas na madrugada, conta a diretora, é o agendamento online dos atendimentos, o que ainda não tem previsão de quando deve ser implantado.
Assaltos e roubos aumentam a demanda por segunda via de documentos
Ariane Machado conta que a demanda por segunda via de documentos cresceu nos últimos anos por causa da violência. Diariamente, são atendidas 40 pessoas na Central requerindo a segunda via, muitos devido à perda dos documentos em assaltos e roubos.
Outros fatores que contribuíram para o aumento na quantidade de pessoas em busca da segunda via do RG são a exigência de validade de cinco anos do documento para aqueles que vão viajara para outros países, além da atualização de dados como o nome e estado civil para financiamentos bancários e imobiliários.